Demissexualidade

90 5 1
                                    

Ooie ! Sentiram minha falta? 

Hoje eu vim falar sobre os demissexuais! As fontes de onde tirei as informações estarão entre o capitulo. Atualmente estou arrumando meus livros e meu perfil, me perdoem por tudo. 

_______ Primeiro lugar de onde tirei informação :https://pt.wikipedia.org/wiki/Demissexualidade _______


Demissexual é uma alguém cuja atração sexual para outro tende a manifestar-se ativamente somente quando existe envolvimento ou laço emocional, afetivo ou intelectual para essa outra pessoa. Essa categorização sexual é também vulgarmente denominada uma "assexualidade cinza", ou seja, atração que se situa em transição (área cinza) entre alossexualidade comum (atração sexual aleatória a pessoas de um ou outro gênero, simplificadamente não condicionada, como se presume ocorrer com a maioria das pessoas púberes) e assexualidade propriamente dita (ausência total de desejo/atração sexual).

O termo surgiu pela primeira vez em 2008 no site da Rede de Visibilidade e Educação Assexuais (do inglês "Asexuality Visibility and Education Network", ou AVEN) , e vem sendo usado desde então por mais pessoas que se identificam com esse conceito.

Uma autoproclamada demissexual explicou no Reddit como ela sempre pensou que era uma "aberração" na adolescência até 'descobrir' demissexualidade: "Eu sempre recuava e rapidamente me afastava da socialização por medo de ser pressionada a algo romântico ou sexual com outras pessoas. Mas assim que cheguei em casa e no meu próprio quarto, me vi desejando ter um relacionamento com alguém e me entregando aos meus sentimentos sexuais (o que é bastante normal para uma pessoa hormonal de 13 a 14 anos), mas a ansiedade severa sempre que alguém manifestava interesse romântico em mim, eu me impedia de namorar alguém ou até de flertar quando acontecia." Ela disse que antes de aprender sobre demissexualidade, sentia "luta, dor, isolamento e confusão".

_____Segundo  lugar de onde tirei informação: https://www.psicanaliseclinica.com/demissexual/   _____

O termo demissexualidade é utilizado para descrever uma forma de relacionamento diferente. Sendo que nele a atração sexual só aparece depois de estabelecido um vínculo psicológico, intelectual ou emocional. Ou seja, a pessoa não sente atração por uma pessoa apenas porque ela é bonita. É preciso conhecer o outro.

Além disso, a demissexualidade está em uma zona de indefinição localizada entre os assexuais (que não possuem nenhum interesse em sexo) e os alossexuais (que podem se sentir atraídos sexualmente por qualquer outra pessoa). Isso porque, para um demissexual, a conexão é o mais importante. Então, em alguns casos, ele pode aparentar não sentir atração por ninguém. Porém, a conexão, quando estabelecida, independe do gênero.

Dessa forma, o que move a pessoa demissexual é a conexão. Por isso é justamente esse o fator que nos permite entender a demissexualidade. Afinal, tudo depende desse vínculo quase transcendente com o parceiro. Sendo a conexão o que dá prazer aos demissexuais. Um adendo: aqui o sexo aparece depois e não é o aspecto mais importante do relacionamento.

caracteristicas


Depois de lermos sobre a demissexualidade, podemos pensar que trata-se de uma escolha. Porém, , comparando esse caso com o que acontece com hetero e homoafetivos. Ou seja, a demissexualidade é uma orientação sexual. Além disso, não devemos confundir a demissexualidade com a sapiossexualidade. Neste último caso, as pessoas têm atração por quem é culto ou inteligente.

Conhecimento

A pessoa demissexual se importa em estabelecer uma relação de conhecimento mútuo. Sendo que isso deve ocorrer antes de se estabelecer a relação sexual, como dissemos. Porém, se o outro é intelectual ou não, se está dentro do padrão de beleza ou não, não importa.

Nesse caso, não importa para o demissexual se a pessoa é um ícone de beleza, um ator, nem nada. O que realmente provoca a atração nessas pessoas é o vínculo. Ela pode até achar alguém bonito, mas não se sentirá atraída exclusivamente por isso, entende?

Envolvimento

O que realmente importa é o envolvimento emocional. E não necessariamente essa pessoa está em busca de um novo relacionamento. Muitas vezes ela só está vivendo a própria vida e acaba se sentindo conectada ou não com alguém. Nos próximos tópicos, falaremos um pouco mais sobre essa questão de uma perspectiva social.

Diferenças

A grande questão é que a pessoa demissexual é caracterizada por não se sentir atraído por qualquer um. Isso acaba causando estranheza, por exemplo, em um grupo de amigos. Para ilustrar, imagine um grupo de amigos adolescentes que tem um ídolo em comum. Muitos desse grupo podem se sentir atraídos por esse ídolo. Porém, o demissexual pode gostar do famoso, mas sem sentir atração por ele.

Outra questão importante é que, nenhum grupo é perfeitamente homogêneo. Dessa forma, nem toda pessoa demissexual é igual a outra que também seja. Afinal, dentro dos grupos de demisexuais, existem os que sentem atração física e os que não sentem de jeito nenhum, os que gostam de masturbação, por exemplo, e os que não gostam

Conexão

Considerando o que dissemos a única coisa que caracteriza os demissexuais é: só conseguir se sentir sexualmente atraído por alguém com quem tenha uma conexão emocional. Algumas delas não acham interessante nem mesmo beijar alguém aleatório na balada.

Por fim, a demissexualidade não é anomalia ou doença. É uma orientação sexual e deve ser respeitada. Independentemente se é o nosso caso ou não, precisamos compreender que o outro é quem ele é. e respeitá-lo por ser assim.

É uma questão pudica e machista?

Muitas pessoas podem relacionar a demissexualidade com questões morais e de pureza. Porém, não é. Afinal, uma coisa é não se relacionar fisicamente com pessoas com quem não se estabelece alguma conexão. Outra é não se relacionar por questões morais ou religiosas. Ou seja, não se relacionar sexualmente com alguém porque é "pecado".

Na demissexualidade a pessoa não se relaciona intimamente porque não sente vontade de fazer isso. Além disso, a pessoa demissexual não se importa com a atividade sexual do outro, diferentemente da pessoa moralista.

Tabu?

Além disso, nós sabemos como a questão sexual sempre foi uma repressão para a mulher. De modo contrário, os homens sempre foram encorajados a fazer sexo. Sendo que isso era, e ainda hoje muita gente pensa assim, uma garantia de ser realmente forte e viril.

Nesse sentido, a homossexualidade é considerada um perigo e um tabu. E por mais que as coisas têm melhorado, é impossível não considerar que crenças assim constituem nossa cultura.

Contudo, todos esses pontos não estão associados ao que direciona o demissexual. Eles não fazem sexo com quem não possuem conexão emocional.

Questões Psicológicas x Orientação Sexual

Questões psicológicas, como, por exemplo, traumas ou abusos sexuais pode reprimir uma pessoa. Dessa forma, a pessoa pode repelir tudo que faça alusão a relações sexuais. Por exemplo, uma criança que foi abusada pode sentir medo de manter qualquer relação sexual. Ademais, devemos considerar que o trauma não seja consciente, mas produza comportamentos mesmo assim.

A partir disso, é importante questionarmos se o demissexual não é uma pessoa traumatizada. É uma dúvida legitima a vontade de compreender melhor o próprio comportamento. Dessa forma, não podemos colocar essas questões em uma mesma ótica.

Comentários finais sobre o indivíduo demissexual

Como vimos, o demissexual não é alguém doente ou puritano. É só alguém que tem uma orientação diferente. Por essa razão, um indivíduo que se encaixa nesse grupo, assim como qualquer um, merece respeito.

---

Foi isso galerinha, peço para que façam pedidos de gêneros/sexualidade por aqui (: 

Os primeiros capitulos do livro daqui uns dias eles vão passar por umas mudanças (:


Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jan 13, 2021 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

𝒮ℯ𝓍𝓊𝒶𝓁𝒾𝒹𝒶𝒹ℯ𝓈 & 𝒢ℯ𝓃ℯ𝓇ℴ𝓈 🏳️🌈Onde histórias criam vida. Descubra agora