Capítulo pedido por
)_______________________(
Não-binariedade ou identidade não-binária é um "termo guarda-chuva" (que abarca várias identidades diferentes dentro de si) para identidade de gênero que não são masculinas ou femininas, estando portanto fora do binário de gênero e da cisnormatividade. Academicamente, a não-binariedade pode ser frequentemente agrupada à inconformidade de gênero. Pessoas não-binárias podem classificar a sua identidade de gênero de várias maneiras.Não-binário de gênero se refere a todos os atributos que não se categorizam dentro do binário de gênero. Isto é, tudo que não é exclusivamente relacionado ao feminino e nem ao masculino. O termo "não-binário" foi originalmente criado com o objetivo de ser essencialmente descritivo e não político Não-binário pode ser estritamente identitário ou estritamente descritivo. Enquanto termo estritamente descritivo, ele diz respeito a qualquer característica individual que não se enquadre dentro dos padrões de binário de gênero, ou seja, não está necessariamente relacionado com transgeneridade. Enquanto termo estritamente identitário, ele diz respeito à maneira que uma pessoa identifica a si própria e está relacionado à transgeneridade/transexualidade.
Não-binaridade é a qualidade de algo ou alguém que é não-binário. Não-binaridade no sentido amplo se refere ao conjunto amplo de: identidades de gênero não-binárias, , e . Enquanto que a não-binaridade no sentido estrito se refere somente às identidades de gênero não-binárias.
Gêneros não-binários
São as de pessoas que não são trans, que não são mulher e nem homem, ou seja: são gêneros que não são exclusivamente, totalmente e sempre femininos e também não são exclusivamente, totalmente e sempre masculinos. Os gêneros não-binários são todos aqueles que não são nem 100% gênero feminino e nem 100% gênero masculino.
Assim como pessoas binárias (mulheres e homens) sabem que são mulheres ou homens, as pessoas não-binárias também sabem que não são nem mulher e nem homem simplesmente.
A não-binaridade de gênero inclui formas variadas de neutralidade, ambiguidade, multiplicidade, parcialidade, ageneridade, outrogeneridade e fluidez de gênero. Os gêneros não-binários são infinitos.
Por exemplo, um gênero não-binário é o agênero, que se caracteriza basicamente pela ausência de gênero. Também há o bigênero, que se caracteriza pela vivência de dois gêneros simultaneamente (por exemplo: mulher e homem ao mesmo tempo).
As pessoas não-binárias são sempre trans, porque os generos designados são somente o feminino e o masculino (com raras exceções fora do Brasil). Os gêneros não-binários não são legitimados pela sociedade e pelas instituições e, portanto, estão sempre sujeitos a discriminação.
Para exemplificar a multiplicidade das identidades não-binárias de gênero, podemosobservar casos como (ESPECTOMETRIA não-binária, 2015):
bigênero: pessoas que são totalmente de dois gêneros, sem que haja, entretanto,uma mescla bem delimitada entre os dois; qualquer combinação de gêneros épossível, não apenas a combinação feminino com masculino;
agênero: identidade onde os indivíduos vivenciam ausência de gênero; temsinônimos como não-gênero ou gendergless;
demigênero: termo para vários gêneros onde pessoas leem suas identidadescomo sendo parcialmente femininas ou masculinas e parcialmente algumaidentidade não-binária; ou ainda, parcialmente agênero e parcialmente algumaoutra identidade não-binária;
pangênero: identidade que se refere a uma grande gama de gêneros que podeultrapassar a finitude do que entendemos atualmente sobre gênero;
e gênero fluido: identidade de pessoas que possuirão o espectro de gêneros emconstante mudança, não sendo restrito a dois gêneros apenas.--próximo capítulo (genero fluido)
faça seu pedido aqui!
VOCÊ ESTÁ LENDO
𝒮ℯ𝓍𝓊𝒶𝓁𝒾𝒹𝒶𝒹ℯ𝓈 & 𝒢ℯ𝓃ℯ𝓇ℴ𝓈 🏳️🌈
Science FictionBom, como todos sabemos a diversos tipos de Sexualidades e de gêneros pelo mundo, e por isso eu decidi trazer alguns para conhecermos mais sobre esse mundo que é tão incrível e infelizmente tão julgado