Partes do Enredo
Para se entender a organização dos fatos no enredo não basta perceber que toda história tem começo, meio e fim; é preciso compreender o elemento estruturador: o conflito.
Tomemos como exemplo as histórias infantis, conhecidas por todos; imaginemos Chapeuzinho Vermelho sem o Lobo Mau, o Patinho Feio sem a feiura, a Cinderela sem a meia-noite; teríamos histórias sem graça, porque faltaria a elas o que lhes dá vida e movimento: o conflito.
Seja entre dois personagens, seja entre o personagem e o ambiente, o conflito possibilita ao leitor criar expectativa frente aos fatos do enredo.
Vamos à definição.
Conflito é qualquer componente da história (personagens, fatos, ambiente, ideias, emoções) que se opõe a outro, criando uma tensão que organiza os fatos da história e prende a atenção do leitor.
Além dos conflitos já mencionados, entre personagens, e entre o personagem e o ambiente, podemos encontrar nas narrativas os conflitos morais, religiosos, econômicos e psicológicos; este último seria o conflito interior de um personagem que vive uma crise emocional.
Em termos de estrutura, o conflito, via de regra, determina as partes do enredo:
1. exposição: (ou introdução ou apresentação) coincide, geralmente, com o começo da história, no qual são apresentados os fatos iniciais, os personagens, às vezes o tempo e o espaço. Enfim, é a parte na qual se situa o leitor diante da história que irá ler.
2. complicação: (ou desenvolvimento) é a parte do enredo na qual se desenvolve o conflito (ou conflitos - na verdade pode haver mais de um conflito na narrativa).
3. clímax: é o momento culminante da história, isto quer dizer que é o momento de maior tensão, no qual o conflito chega a seu ponto máximo. O clímax é o ponto de referência para as outras partes do enredo, que existem em função dele.
4. desfecho: (desenlace ou conclusão) é a solução dos conflitos, boa ou má, vale dizer configurando-se num final feliz ou não. Há muitos tipos de desfecho: surpreendente, feliz, trágico, cômico etc.
Enredo Psicológico
Para concluir as considerações sobre o enredo, falta-nos falar sobre a narrativa psicológica, na qual os fatos nem sempre são evidentes, porque não equivalem a ações concretas do personagem, mas a movimentos interiores: seriam fatos emocionais que comporiam o enredo psicológico.
Por favor, não esqueçam de clicar na estrelinha, isso ajuda a divulgar as dicas.
Dúvidas - deixe um comentário aqui.
Dicas e sugestões - deixe um comentário aqui.
Army Balzaquiana
VOCÊ ESTÁ LENDO
DICAS DE ESCRITA - Para escritores iniciantes e fanfiqueirxs de plantão
Non-FictionComo leitora de obras originais e fanfics me flagrei diante de algumas situações que me fizeram refletir. Vi muitas histórias com enredos bons, mas que tinham o desenvolvimento fraco ou confuso; vi outras que tinha o enredo incrível, desenvolviment...