PERSONAGENS

125 23 1
                                    

Personagens

A personagem ou o personagem é um ser fictício que é responsável pelo desempenho do enredo; em outras palavras, é quem faz a ação. Por mais real que pareça, o personagem é sempre invenção, mesmo quando se constata que determinados personagens são baseados em pessoas reais.

O personagem é um ser que pertence à história e que, portanto, só existe como tal se participa efetivamente do enredo, isto é, se age ou fala. Se um determinado ser é mencionado na história por outros personagens, mas nada faz direta ou indiretamente, ou não interfere de modo algum no enredo, pode-se não o considerar personagem.

Bichos, homens ou coisas, os personagens se definem no enredo pelo que fazem ou dizem, e pelo julgamento que fazem dele o narrador e os outros personagens.


Classificação dos personagens

1. Quanto ao papel desempenhado no enredo:

a) protagonista: é o personagem principal.

herói: é o protagonista com características superiores às de seu grupo;

anti-herói: é o protagonista que tem características iguais ou inferiores às de seu grupo, mas que por algum motivo está na posição de herói, só que sem competência para tanto.

Na literatura brasileira são mais frequentes os anti-heróis, sempre vítimas das adversidades ou de seus próprios defeitos de caráter, como Leonardo de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, como diz o próprio autor Mário de Andrade.

b) antagonista: é o personagem que se opõe ao protagonista, seja por sua ação que atrapalha, seja por suas características, diametralmente opostas às do protagonista. Enfim, seria o vilão da história.

No romance Memórias de um sargento de milícias, o major Vidigal, espécie de policial e juiz à época de D. João VI, no Rio de Janeiro, é antagonista para o anti-herói Leonardo, porque vive a atrapalhar suas aventuras; Vidigal representa a ordem e Leonardo, a desordem (malandragem).

c) personagens secundários: são personagens menos importantes na história, isto é, que têm uma participação menor ou menos frequente no enredo; podem desempenhar papel de ajudante do protagonista ou do antagonista, de confidentes, enfim, de figurantes.


2. Quanto à caracterização:

a) indivíduos: são personagens que possuem características pessoais marcantes, que acentuam a sua individualidade. Em Dom Casmurro (Machado de Assis), Capitu é uma personagem indivíduo.

b) caricaturais: são personagens cujos traços de personalidade ou padrões de comportamento são propositalmente acentuados (às vezes beirando o ridículo) em função do cômico ou da sátira. São personagens muito comuns, principalmente, em novelas de televisão.

c) típica ou tipos: são personagens identificados pela profissão, pelo comportamento, pela classe social, enfim, por um traço distintivo comum a todos os indivíduos de uma categoria. Personagem Tipo seria o jornalista, o estudante, a dona-de-casa, a solteirona etc.


3. Quanto à evolução:

a) planos ou estacionários: são personagens construídos em redor de uma única qualidade ou defeito. Por isso, não têm profundidade psicológica, e não alteram seu comportamento no decorrer da narrativa. São personagens estáticos, definidos em poucas palavras, por um traço, por um elemento característico básico, que os acompanha durante toda a história. É o irônico que está sempre fazendo ironias, o chato que só sabe ser chato, ou seja, são personagens que não apresentam contradições: são sempre bons ou maus; corajosos ou medrosos; malandros ou trabalhadores.

• Os personagens planos, normalmente, são caracterizados como tipo ou caricatural.

b) redondos, esféricos ou evolutivos: são personagens complexos; definidos por vários traços diferentes, cheios de contradições; apresentam comportamentos imprevisíveis, enigmáticos, que vão sendo definidos no decorrer da narrativa, evoluindo e, muitas vezes, surpreendendo o leitor. Ora são covardes, ora corajosos; ora possuem virtudes, ora defeitos; enfim, expressam a verdadeira natureza humana. As características podem ser classificadas em:

físicas: incluem corpo, voz, gestos, roupas;

psicológicas: referem-se à personalidade e aos estados de espírito;

sociais: indicam classe social, profissão, atividades sociais;

ideológicas: referem-se ao modo de pensar do personagem, sua filosofia de vida, suas opções políticas, sua religião;

morais: implicam em julgamento, isto é, em dizer se o personagem é bom ou mau, se é honesto ou desonesto, se é moral ou imoral, de acordo com um determinado ponto de vista.

Obs.: O mesmo personagem pode ser julgado de modos diferentes por personagens, narrador, leitor; portanto, poderá apresentar características morais diferentes, dependendo do ponto de vista adotado.


Por favor, não esqueçam de clicar na estrelinha, isso ajuda a divulgar as dicas.


Dúvidas - deixe um comentário aqui.

Dicas e sugestões - deixe um comentário aqui.

Volto amanhã com mais.

Army Balzaquiana

DICAS DE ESCRITA - Para escritores iniciantes e fanfiqueirxs de plantãoOnde histórias criam vida. Descubra agora