Espaço
Espaço é, por definição, o lugar onde se passa a ação numa narrativa. Se a ação for concentrada, ou seja, houver poucos fatos na história, ou se o enredo for psicológico, haverá menos variedade de espaços; pelo contrário, se a narrativa for cheia de peripécias (acontecimentos), haverá maior influência de espaços.
O espaço tem como funções principais situar as ações dos personagens e estabelecer com ele uma interação, quer influenciando suas atitudes, pensamentos ou emoções, quer sofrendo eventuais transformações provocadas pelos personagens.
Assim como os personagens, o espaço pode ser caracterizado mais detalhadamente em trechos descritivos, ou as referências espaciais podem estar diluídas na narração. De qualquer maneira é possível identificar-lhe as características, por exemplo, espaço fechado ou aberto, espaço urbano ou rural e assim por diante.
O termo espaço, de um modo geral, só dá conta do lugar físico onde ocorrem os fatos da história; para designar um "lugar" psicológico, social, econômico etc., empregamos o termo ambiente.
Ambiente
É o espaço carregado de características socioeconômicas, morais e psicológicas em que vivem os personagens. Neste sentido, ambiente é um conceito que aproxima tempo e espaço, pois é a confluência destes dois referenciais, acrescidos de um clima.
Clima é o conjunto de determinantes que cercam os personagens, que poderiam ser resumidas às seguintes condições:
> socioeconômicas;
> morais;
> religiosas;
> psicológicas.
Funções do Ambiente
1. Situar os personagens no tempo, no espaço, no grupo social, enfim, nas condições em que vivem.
2. Ser a projeção dos conflitos vividos pelos personagens. Por exemplo, nas narrativas de Noites na taverna (contos de Álvares de Azevedo), o ambiente macabro reflete a mente mórbida e alucinada dos personagens.
3. Estar em conflito com os personagens. Em algumas narrativas o ambiente se opõe aos personagens estabelecendo com eles um conflito. Um exemplo disso é o que ocorre no romance Capitães da areia, de Jorge Amado, no qual o ambiente burguês e preconceituoso se choca constantemente com os heróis da história.
4. Fornecer índices para o andamento do enredo. É muito comum, nos romances policiais ou nas narrativas de suspense ou terror, certos aspectos do ambiente constituírem pistas para o desfecho que o leitor pode identificar numa leitura mais atenta. No conto Venha ver o pôr-do-sol, de Lygia Fagundes Telles, nas descrições do ambiente percebemos indícios de um desfecho macabro, por exemplo, no trecho em que se insinua um jogo entre a vida e a morte, que é o que de fato ocorre com os personagens Raquel e Ricardo.
Caracterização do Ambiente
Para se caracterizar o ambiente, levam-se em consideração os seguintes aspectos:
> época (em que se passa a história);
> características físicas (do espaço);
> aspectos socioeconômicos;
> aspectos psicológicos, morais, religiosos.
Por favor, não esqueçam de clicar na estrelinha, isso ajuda a divulgar as dicas.
Dúvidas - deixe um comentário aqui.
Dicas e sugestões - deixe um comentário aqui.
Não esqueçam de adicionar o livro à sua biblioteca para que receba as notificações de atualizações.
Army Balzaquiana
VOCÊ ESTÁ LENDO
DICAS DE ESCRITA - Para escritores iniciantes e fanfiqueirxs de plantão
Non-FictionComo leitora de obras originais e fanfics me flagrei diante de algumas situações que me fizeram refletir. Vi muitas histórias com enredos bons, mas que tinham o desenvolvimento fraco ou confuso; vi outras que tinha o enredo incrível, desenvolviment...