HISTÓRIA X ESTÓRIA

55 8 0
                                    

História x Estória

Pois bem, as duas grafias existem e antigamente havia uma diferença significativa entre elas. A palavra estória é muito antiga na língua portuguesa, acredita-se que tenha surgido no século XIII. Empregava-se a forma estória quando a intenção era se referir às narrativas populares ou tradicionais não verdadeiras, ou seja, ficcionais. Já a palavra história era utilizada em outro contexto, quando a intenção era se referir à História como ciência, ou seja, a história factual, baseada em acontecimentos reais.

Atualmente a palavra estória é considerada um tipo de arcaísmo, isto é, aquelas palavras que, por serem muito antigas, quase não usamos mais. Ela era utilizada quando ainda não havia uma grafia uniformizada para as nossas palavras, mas, em 1943, com a vigência do nosso sistema gráfico, a Academia Brasileira de Letras entendeu que não deveria mais haver diferenças entre história e estória e que a palavra história deveria ser empregada em qualquer situação, seja para nomear narrativas ficcionais ou reais.

Estória sobrevive hoje apenas como uma peculiaridade brasileira que significa "narrativa de cunho popular e tradicional".

De todo modo, depois que Guimarães Rosa usou a palavra no título de seu livro "Primeiras estórias", de 1962 — cujo primeiro conto começa com a frase "Esta é a estória" — não se pode dizer que estejam desprovidos de credenciais literárias.

No fim das contas, trata-se de mais um daqueles casos em que cada um deve decidir com a própria consciência e o próprio gosto seu caminho no mundo da língua.

Fontes:

https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/historia-x-estoria-um-conflito-historico/

https://escolakids.uol.com.br/portugues/historia-ou-estoria.

DICAS DE ESCRITA - Para escritores iniciantes e fanfiqueirxs de plantãoOnde histórias criam vida. Descubra agora