Aqui estarei compilando algumas informações importantes que retirei do livro de Christopher Vogler. Tentarei ser sucinta, contudo, há partes em que é necessário acrescentar mais informações para que se tenha um melhor entendimento.
Iniciaremos falando sobre os 12 passos da Jornada do Herói e também os arquétipos descritos por Vogler — extraídos, principalmente, da psicologia de Carl Jung.
Caso se interessem sobre o assunto posso, mais para frente, aprofundar mais nos estudos.
Espero que gostem!
Army Balzaquiana
O mitólogo americano Joseph Campbell ficou mundialmente conhecido depois do sucesso da saga cinematográfica Star Wars (1977), de George Lucas. O diretor fílmico afirmou ter lido o O Herói de Mil Faces (1949), escrito por Campbell, e, a partir de então, começou a rever a estrutura de Star Wars — especialmente a primeira trilogia, do episódio IV ao VI —, tornando-a mais consistente em relação aos seus rascunhos originais.
Em O Herói de Mil Faces, Campbell traz, já no prólogo, a ideia do "monomito". Basicamente, ele traça um padrão comum na jornada dos personagens centrais dos mitos e das histórias de fadas, ou seja, guardadas as variantes, os protagonistas dessas histórias seguem mais ou menos o mesmo trajeto. De acordo com Campbell (2007, p. 36),
"O percurso padrão da aventura mitológica do herói é uma magnificação da fórmula representada nos rituais de passagem: separação-iniciação-retorno que podem ser considerados a unidade nuclear do monomito.
Um herói vindo do mundo cotidiano se aventura numa região de prodígios sobrenaturais; ali encontra fabulosas forças e obtém uma vitória decisiva; o herói retorna de sua misteriosa aventura com o poder de trazer benefícios aos seus semelhantes."
Mais tarde, os leitores mais atentos de Campbell recriaram e inspiraram outros diagramas mais elaborados, baseados na jornada do herói. A obra mais famosa dessa leva interpretativa é "A Jornada do Escritor" (2006), de Christopher Vogler, que desenvolve a teoria do monomito em 12 passos.
Fonte: https://tolkienista.com/2020/02/21/desmistificando-a-jornada-do-heroi-em-j-r-r-tolkien/
Conhecendo um pouco sobre Vogler, Campbell e Jung.
Christopher Vogler é um roteirista de Hollywood. É famoso por ter escrito o "memorando The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers" (A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores), como um guia interno para os roteiristas dos estúdios Walt Disney.
Joseph John Campbell foi um mitologista, escritor, conferencista e professor universitário norte-americano, famoso por seus estudos de mitologia e religião comparada e autor da obra O Herói de Mil Faces, publicada originalmente em 1949.
Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins.
A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Escritores - Christopher Vloger
"Neste livro, descrevi o conjunto de conceitos conhecido como "Jornada do Herói", extraídos da psicologia profunda de Carl G. Jung e dos estudos míticos de Joseph Campbell. Tentei relacionar essas idéias às narrativas contemporâneas, esperando criar um guia do escritor para este dom inestimável que vem de nosso eu mais íntimo e de nosso passado mais distante. Saí em busca dos princípios básicos da narrativa, mas no caminho encontrei algo mais: um conjunto de princípios de vida. Cheguei à convicção de que a Jornada do Herói é nada menos do que um compêndio para a vida, um abrangente manual de instrução na arte de sermos humanos (...)
(...) Vamos nos guiar por uma ideia simples: todas as histórias consistem em alguns elementos estruturais comuns, encontrados universalmente em mitos, contos de fadas, sonhos e filmes. São conhecidos como A Jornada do Herói. Nosso objetivo é entender esses elementos e seu uso na escrita moderna. Se forem usadas com sabedoria, essas antigas ferramentas do ofício de contar histórias podem ter um poder imenso na cura de nossa gente e podem tornar o mundo um lugar melhor para se viver".
A Jornada do Herói
No fundo, apesar de sua infinita variedade, a história de um herói é sempre uma jornada. Um herói sai de seu ambiente seguro e comum para se aventurar em um mundo hostil e estranho. Pode ser uma jornada mesmo, uma viagem a um lugar real: um labirinto, floresta ou caverna, uma cidade estranha ou um país estrangeiro, um local novo que passa a ser a arena de seu conflito com o antagonista, com forças que o desafiam.
Mas existem outras tantas histórias que levam o herói para uma jornada interior, uma jornada da mente, do coração ou do espírito. Em qualquer boa história, o herói cresce e se transforma, fazendo uma jornada de um modo de ser para outro: do desespero à esperança, da fraqueza à força, da tolice à sabedoria, do amor ao ódio, e vice-versa. Essas jornadas emocionais é que agarram uma platéia e fazem com que valha a pena acompanhar uma história.
Estágios da Jornada do Herói
Mundo Comum
Chamado à Aventura
Recusado Chamado
Encontro com o Mentor
Travessia do Primeiro Limiar
Testes, Aliados, Inimigos
Aproximação da Caverna Oculta
Provação
Recompensa (Apanhando a Espada)
Caminho de Volta
Ressurreição
Retorno com o Elixir
*****
Nos próximos capítulos serão apresentados cada um desses estágios da Jornada do Herói.
Não esqueça de adicionar o livro à sua biblioteca para que receba as notificações de atualizações.
Por favor, não esqueça de clicar na estrelinha, isso ajuda a divulgar as dicas.
Dúvidas - deixe um comentário aqui.
Dicas e sugestões - deixe um comentário aqui.
Army Balzaquiana
VOCÊ ESTÁ LENDO
DICAS DE ESCRITA - Para escritores iniciantes e fanfiqueirxs de plantão
Non-FictionComo leitora de obras originais e fanfics me flagrei diante de algumas situações que me fizeram refletir. Vi muitas histórias com enredos bons, mas que tinham o desenvolvimento fraco ou confuso; vi outras que tinha o enredo incrível, desenvolviment...