┏━━━━━━━━━━━━━┓
INTERLIGADAS
• mistério
• ficção adolescente
• suspenseautora: _YasminSF
avaliação: 8,42┗━━━━━━━━━━━━━┛
O que fazer quando coisas bizarras começam a acontecer na sua vida? Quando de repente, tudo fica misterioso e complicado? Quando amizades se tornam indecifráveis, amores se tornam perigosos e o seu futuro está a um passo de ser alterado para sempre?
"Interligadas" conta a história de um grupo de adolescentes, focado especialmente na protagonista Laura e sua melhor amiga Elena, que juntas começam a enfrentar diversas situações desastrosas e muitas vezes sem explicações. Para piorar, tudo que acontece na vida de Laura também acontece com Elena, e vice-versa, pois estão interligadas.
Mas o que significa essa interligação?
A cada 100 anos, duas garotas nascem ligadas entre si, o que significa que possuem conexões incríveis, o que pode ser positivo, considerando que pensam e reagem exatamente da mesma maneira para determinadas situações, mas também tem seus lados negativos, pois se uma delas levar uma facada — como realmente acontece —, a outra também será ferida.
Diante disso, o enredo se desenvolve acompanhando a trajetória das duas adolescentes em busca de respostas para esses mistérios que envolvem as suas vidas, juntamente com o melhor amigo, Lucas, o personagem mais carismático da narrativa. É então que uma sequência de situações complicadas surgem para os personagens resolverem, e ainda chega ao leitor a informação de que há um traidor no círculo social das protagonistas. Ou seja, o livro nunca entra na monotonia.
Ainda que Interligadas ofereça um suspense envolvente e um mistério de deixar os cabelos arrepiados, esse não é o único tema da história. Ambientada no Brasil, mais especificamente no estado de Santa Catarina, as questões adolescentes também são marcantes ao decorrer da narrativa, entrando em algumas discussões importantes e, é claro, personagens adolescentes fazendo besteiras, como todos nas suas faixas etárias fazem.
O livro também conta com dramas marcantes, muitas reviravoltas — o que proporciona ao leitor diversas surpresas —, campeonatos de surfes, romances e vários momentos de alta tensão.
Talvez o mais legal do livro seja a maneira que a autora consegue equilibrar as questões adolescentes e o mistério. No entanto, se você for um leitor que esteja buscando apenas o suspense da história, você poderá achar o desenvolvimento da narrativa um pouco arrastado. Entretanto, é importante entender que o livro também é uma ficção adolescente, e isso vai ser bastante marcante no enredo.
E não posso deixar de falar dos personagens. Laura é a narradora principal da história — apesar de não ser a única —, e a história gira ao seu redor. Em diversos momentos ela tem atitudes questionáveis e pode acabar sendo incompreendida pelos leitores, mas é uma adolescente, e é completamente compreensível que ela tenha algumas de suas atitudes. Em contrapartida, Elena é aquela personagem que sabe roubar a cena, e consegue conquistar o coração do leitor logo nos primeiros capítulos. Claro que ela também tem suas atitudes questionáveis, mas isso não a torna menos maravilhosa. Ela é um exemplo claro que como construir com maestria um personagem. Além disso, outro personagem que tem muito destaque é o Lucas — sou suspeito para falar sobre ele, considerando que é o meu favorito —, que também tem um desenvolvimento muito incrível ao decorrer dos capítulos.
Acho que é importante dizer que "Interligadas" é o primeiro livro de uma duologia, e que o final da história vai deixar um buraco enorme, mas que com certeza será tapado na continuação.
Enfim, espero que você que está lendo dê uma oportunidade para esse livro, especialmente se for fã de mistério/suspense, tenho certeza que será uma ótima experiência acompanhar essa história.
Obrigado pela leitura desse post!
Booktrailler do livro:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Resenhas do Gui [EM HIATUS]
Não FicçãoProjeto com o intuito de fazer resenhas para livros de autores nacionais. Inscrições: ( ) Abertas ( x ) Fechadas OBS: o projeto não tem previsão para voltar às atividades