┏━━━━━━━━━━━━━┓
ACADEMIA VÊNUS
• ficção adolescente
Autor: rodrigoelber
Avaliação: 8,25┗━━━━━━━━━━━━━┛
"Academia Vênus" é uma ficção adolescente bem diferente do que estamos acostumados a encontrar no Wattpad, trazendo uma diversidade linda de personagens, intrigas cativantes e construções de amizades bastante interessantes.
O título da história é uma referência ao nome do colégio de elite em que a narrativa se ambienta, que tem como principal especialidade formar casais, e é com essa informação que o livro se inicia, lembrando bastante um episódio de black mirror.
Os primeiros capítulos são dedicados à apresentação dos personagens principais - que não são poucos, o livro tem 7 protagonistas -, e por mais que introduzir vários personagens de uma vez no início possa deixa o começo da história um pouco confuso, lentamente o leitor descobre que os personagens são o que essa obra tem mais de especial.
Alguns protagonistas tem comportamentos estranhos, como Jorge, que é obcecado por peitos, Rebeca, que está na Academia Vênus pois procura um vampiro para ser seu par romântico, enquanto Sara age como uma detetive o tempo inteiro. O melhor é que isso é encaixado dentro da história de uma maneira que tudo faz bastante sentido, e gera um lado bastante cômico para a narrativa.
No entanto, a história também possui personagens muito interessantes e que proporcionam representatividades que não são encontradas em muitos livros, como Charles, que tem uma doença que lhe faz aparentar ser mais velho, Dárci, que sofre com sua androginia, e Lorena, que tem sua transgeneridade trabalhada lentamente de acordo com os capítulos.
Ao decorrer dos capítulos, os personagens começam a ganhar conflitos e desenvolvimentos pessoais, que fazem com que suas histórias se encaixem em certo momento, e todos eles são trabalhados intimamente. Alguns protagonistas acabam entrando em situações bastante problemáticas, enquanto outros tentam lidar com as mudanças que estão lhe envolvendo, e outros buscam aceitação. O mais legal de tudo é que acabam se conectando, criando lindos laços e amizades interessantes.
O livro tem alguns pontos que soam bastante clichê, mas isso não é um empecilho em momento algum na narrativa, que consegue manter seu diferencial durante a maior parte dos capítulos.
Por ter muitos personagens, a história acaba demorando para sair do lugar, pois cada um deles acaba recebendo bastante ênfase, e pode demorar para a narração voltar a focar naquele personagem que quem está lendo mais gosta, o que pode gerar um desenvolvimento lento. No entanto, isso tem um ponto positivo, pois o livro entra em diversas questões que envolvem os personagens, como preconceito, feminismo, fobia social, temáticas que envolvem a comunidade lgbtq+, padrões de beleza etc. Tudo isso sem perder o intuito principal do colégio, fazer com que os alunos encontrem suas almas gêmeas.
Enfim, "Academia Vênus" é uma história ótima, com um enredo excelente, e que com uma revisão poderia ficar ainda mais incrível. O livro tem 37 capítulos no total de tamanhos medianos, então acaba sendo uma leitura bem confortável e agradável de se fazer. É perfeita para quem gosta de se aventurar no mundo das ficções adolescentes, e se você gosta de histórias com diversidade de personagens você irá se esbaldar.
Obrigado pela leitura!
┗━━━━━━━━━━━━━┛
VOCÊ ESTÁ LENDO
Resenhas do Gui [EM HIATUS]
No FicciónProjeto com o intuito de fazer resenhas para livros de autores nacionais. Inscrições: ( ) Abertas ( x ) Fechadas OBS: o projeto não tem previsão para voltar às atividades