Orgulho e Preconceito
De Jane AustenÉ uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro é dono de razoável fortuna sinta necessidade de ter uma esposa. Por menos que se conheça os sentimentos ou o modo de pensar desse homem ao se transferir para determinada localidade, essa verdade está tão enraizada na mente das famílias vizinhas que ele é considerado como se fosse propriedade legítima de uma ou outra das filhas dessas famílias.
⸺ Meu caro senhor Bennet — disse sua mulher um dia —, ficou sabendo que Netherfield Park foi finalmente alugado?
O senhor Bennet respondeu que não sabia.
⸺ Mas foi — continuou ela. — A senhora Long esteve aqui há pouco e me contou tudo a respeito.
O senhor Bennet não deu resposta.
⸺ Não quer saber quem o alugou? — perguntou a mulher, impaciente.
⸺ Se quiser me contar, não me recuso em ouvir.
Era o que bastava para que ela continuasse.
⸺ Pois, meu caro, fique sabendo que a senhora Long diz que Netherfield foi arrendado por um jovem muito rico do norte da Inglaterra e que ele chegou na segunda-feira, numa carruagem puxada por quatro cavalos, para visitar o local; e ficou tão encantado que concordou imediatamente com as condições estipuladas pelo senhor Morris; ela diz ainda que ele vai se instalar na propriedade antes da festa de São Miguel e que alguns de seus criados deverão chegar no final da próxima semana.
⸺ Como ele se chama?
⸺ Bingley.
⸺ É casado ou solteiro?
⸺ Oh! Solteiro, meu caro, é claro! Um homem solteiro e de grande fortuna; com rendimentos de quatro ou cinco mil libras ao ano. Que coisa maravilhosa para nossas filhas!
⸺ Como assim? O que elas têm a ver com isso?
⸺ Meu caro senhor Bennet — replicou sua mulher. —, como pode ser tão desligado! Fique sabendo que estou pensando em fazer com que ele se case com uma delas.
⸺ É essa a intenção dele aí se estabelecer por aqui?
⸺ Intenção! Bobagem, como pode dizer isso? Mas é muito provável que possa se apaixonar por uma delas, é por isso que você deverá visitá-lo logo que ele chegar!
⸺ Não vejo razão para isso. Você é que pode ir com as meninas ou enviá-las sozinhas o que talvez fosse melhor ainda, pois, visto que é tão bonita como elas, o senhor Bingley poderia até gostar mais de você.
⸺ Meu caro, isso me lisonjeia. Certamente tive meus dias de beleza, mas não pretendo ser extraordinariamente bela agora. Quando uma mulher tem cinco filhas já crescidas, deve deixar de pensar em sua própria beleza.
⸺ Em tais casos, não é muito comum uma mulher ter uma beleza em que pensar.
⸺ Mas, meu caro, deve realmente fazer uma visita ao senhor Bingley quando ele chegar aqui em nossa localidade.
⸺ Está fora de cogitação, já lhe asseguro.
⸺ Mas considere suas filhas. Pense somente que ótima colocação haveria de ser para uma delas. Sir William e Lady Lucas estão decididos em fazer-lhe uma visita unicamente por essa razão, pois geralmente, como sabe, não costumam visitar recém-chegados. Na verdade, deve ir, pois é impossível para nós visitá-lo, se você não for.
⸺ Certamente está exagerando. Acho que o senhor Bingley vai ficar realmente feliz em vê-la; e eu vou até lhe enviar, por seu intermédio, algumas linhas garantindo-lhe meu pleno consentimento quanto ao possível casamento com qualquer uma de minhas filhas que porventura escolher, embora esteja inclinado a incluir uma palavra a mais em favor a minha pequena Lia.
⸺ Espero que não se disponha a fazer isso. Lia não é melhor que as outras; e tenho certeza de que não é tão bonita quanto Yeji nem tão bem-humorada como Yuna. Mas você sempre lhe dá a preferência.
⸺ Nenhuma delas tem algo tão especial para recomendá-la — replicou ele. — Todas são tão tolas e ignorantes como as outras moças, mas Lia tem um pouco mais de vivacidade que as irmãs.
⸺ Senhor Bennet, como pode insultar dessa forma suas próprias filhas? Sente prazer em me irritar? Não tem pena de meus pobres nervos?
⸺ Está muito enganada, minha querida. Tenho o maior respeito por seus nervos. Eles são meus velhos amigos. Eu a ouvi mencioná-los com consideração durante os últimos vinte anos.
⸺ Ah! Não sabe o que sofro.
⸺ Mas espero que supere e viva tempo suficiente para ver muitos jovens com rendimentos de quatro mil libras anuais chegar por aqui na vizinhança.
⸺ De nada vai adiantar, mesmo que cheguem vinte deles, visto que se recusa a visitá-los.
⸺ Pode ter certeza, minha querida, que, se chegarem realmente a vinte, vou visitá-los a todos.
O senhor Bennet era uma mistura tão estranha de sagacidade, sarcasmo, reserva e capricho que a convivência de 23 anos não havia sido suficiente para a mulher compreender o caráter dele. A mente dela era bem menos difícil de desvendar. Era uma mulher de inteligência medíocre, cultura deficiente e temperamento incerto. Quando era contrariada, simulava um ataque de nervos. A principal ocupação de sua vida era procurar casar suas filhas; seu passatempo consistia em visitas e mexericos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ֺ 。 ⊹ . ⸺ 𝙋𝙧𝙞𝙙𝙚 & 𝙋𝙧𝙚𝙟𝙪𝙙𝙞𝙘𝙚
Fanfiction𝘁xt + i𝘁zy ⚊ 𝙩𝙭𝘁𝘻𝘺 str𝗮𝗶𝗴ht · foc𝗮𝗱o em 𝙨𝙤𝙤𝗹𝗶𝗮 ☯︎ __yukkyuu • 04.12.22 𝘾apa by • P𝗲guei n𝗼 Pin𝘁er𝗲𝘀t 𝙋lot by • Ja𝘯e Au𝘴𝘵𝗲𝗻 A história, obviamente, não é de minha autoria, é apenas uma adaptação do livro de 𝙅𝙖𝙣𝙚...