Capítulo 4°

6 1 0
                                    

Orgulho e Preconceito
De Jane Austen


       Quando Yeji e Jisoo ficaram sozinhas, a primeira, que tinha sido cautelosa em seus elogios ao senhor Daniel, confessou à irmã o quanto o admirava. 

⸺ Ele é exatamente o que um jovem deve ser — disse ela. —, sensato, bem-humorado, animado; e nunca vi modos tão corteses... Tão simples, com tão perfeita boa educação! 

⸺ E é bonito também — replicou Jisoo. —, o que um jovem também deve ser, obviamente se possível. Dessa forma, ele é um homem completo! 

⸺ Fiquei muito lisonjeada quando veio me pedir para dançar pela segunda vez. Não esperava semelhante cortesia. 

⸺ Não esperava? Eu a esperava por você. Mas essa é uma das diferenças entre nós. Os elogios sempre a apanham de surpresa, quanto a mim, nunca. O que poderia ser mais natural que ele pedir para dançar mais uma vez? Ele não conseguiria ver que você era cinco vezes mais bonita que qualquer outra mulher no salão. Não há por que se entusiasmar por esse galanteio. Bem, ele é realmente muito simpático e lhe permito que goste dele. Você já gostou de tantas pessoas mais estúpidas... 

⸺ Querida Lia! 

⸺ Oh! Você tem, bem sabe, enorme capacidade para gostar das pessoas em geral. Nunca vê defeitos em ninguém. Todos são bons e agradáveis a seus olhos. Nunca a ouvi falar mal de alguém na vida. 

⸺ É que não gosto de me precipitar ao julgar alguém; mas sempre digo o que penso. 

⸺ Isso eu sei; e é isso que me espanta. Que com seu bom senso, possa ser tão cega para a insensatez e os disparates dos outros! Afetação de candura é bastante comum... Encontra-se em todo lugar. Mas ser cândida sem ostentação ou sem objetivo... Tomar o que há de bom numa pessoa e torná-lo ainda melhor, sem nada dizer sobre o que há de ruim... É exatamente o que você faz. E assim também gosta das irmãs desse homem, não é? Os modos dela não são iguais aos dele. 

⸺ Certamente que não... A princípio. Mas elas são mulheres muito agradáveis quando se conversa com elas. A senhorita Bingley vem morar com o irmão e vai cuidar da casa. Se eu não estiver equivocada, vamos ter uma vizinha encantadora. 

       Julia ouviu em silêncio, mas não ficou convencida; o comportamento delas no baile não havia sido do agrado geral; e com mais perspicácia na observação e com carácter menos maleável que a irmã, além de um espírito crítico demasiado inflexível para se deixar levar por simpatias, ela estava pouco disposta a aceitá-las sem maiores problemas. Eram, de fato, mulheres muito delicadas, não lhes faltava bom humor quando eram lisonjeadas nem deixavam de ser agradáveis quando queriam, mas eram orgulhosas e presunçosas. Eram bastante bonitas, tinham sido educadas numa das principais escolas privadas da capital, tinham uma fortuna de 20 mil libras, estavam acostumadas a gastar mais do que deviam e de privar com pessoas de elite e, portanto, se julgavam sob todos os aspectos, superiores a todas as outras. Pertenciam a uma respeitável família do Norte da Inglaterra; essa circunstância estava mais profundamente impressa na memória delas do que o fato da fortuna do irmão e a delas próprias ter sido amealhada por meio comércio. 

       O senhor Daniel herdara bens no valor de cem mil libras de seu pai, que tinha a pretensão de comprar uma área de terras, mas não vivera o suficiente para realizar o sonho. O senhor Daniel pretendia fazer o mesmo e algumas vezes havia escolhido terras do próprio condado em que residia, mas como estava posse, no momento, de uma boa casa e com a liberdade de fazer o que bem entendesse, não era de duvidar, para muitos que conheciam a brandura de seu caráter, que ele acabaria o resto de seus dias em Netherfield, deixando a compra das terras aos cuidados da geração seguinte. 

       Suas irmãs desejavam muito que ele fosse dono das terras, mas embora de momento não passasse de um simples locatário, nem a senhorita Bingley se fazia de rogada em presidir à mesa... Nem a senhora Hurst, que se casara com um homem da alta sociedade, mas sem fortuna, estava menos disposta a considerar como sua a casa do irmão, sempre que isso lhe conviesse. Não fazia ainda dois anos que o senhor Daniel atingira a maioridade quando foi tentado, por recomendação acidental, a visitar a casa de Netherfield. Ele foi vê-la e percorreu todo o interior dela por meia hora... Gostou da situação em que se achava e também das salas principais, além de ficar satisfeito com as vantagens apontadas pelo proprietário; e a alugou imediatamente. 

       Entre ele e Soobin existia uma sólida amizade, apesar do caráter de um ser totalmente oposto ao do outro. Daniel cativava Sam pela brandura, franqueza e docilidade de seu temperamento. Tinha uma confiança inabalável na estima de Sam e a mais elevada opinião do bom senso do amigo. Em inteligência, Sam era superior. Yeonjun não chegava, de modo algum, a ser tolo, mas Soobin era esperto. Era ao mesmo tempo arrogante, reservado e difícil de contentar; e seus modos, embora educados, não eram atraentes. Nesse aspecto, o amigo o superava em muito. Daniel tinha certeza de agradar onde quer que aparecesse, enquanto Sam estava sempre ofendendo alguém. 

       O modo como falaram da festa no clube de Meryton deixava transparecer as características de cada um. Yeonjun nunca encontrara em sua vida pessoas tão agradáveis nem moças mais bonitas; todos tinham se mostrado bondosos e atenciosos para com ele; não houve formalidade nem afetação; e logo se havia familiarizado com todos no salão; quanto à senhora Bennet, ele não podia conceber anjo mais belo. Soobin, pelo contrário, havia visto somente um grupo de pessoas de pouca beleza e nenhuma elegância, pois não sentiu o menor interesse por ninguém e não recebeu de ninguém a menor atenção, que lhe desse algum prazer. Reconheceu que a senhorita Bennet era realmente bonita, mas achou que ela sorria demais. 

       A senhora Hurst e a irmã concordaram com ele nesse ponto... mas ainda assim elas a admiravam e gostavam dela; e afirmaram que era um amor de menina e que não se oporiam em conhecê-la bem mais. A senhorita Bennet foi, portanto, classificada como um amor de menina e, com isso, o irmão delas se sentiu autorizado a pensar na senhorita como bem entendesse.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Jan 16 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

  ֺ 。 ⊹ .   ⸺  𝙋𝙧𝙞𝙙𝙚 & 𝙋𝙧𝙚𝙟𝙪𝙙𝙞𝙘𝙚 Onde histórias criam vida. Descubra agora