Orgulho e Preconceito
De Jane AustenO senhor Bennet foi um dos primeiros a visitar o senhor Bingley. Sempre pretendeu visitá-lo, embora até o último instante garantisse à mulher que não iria; e mesmo até a noite do próprio dia da visita ela não teve conhecimento do fato. Descobriu-o da seguinte maneira: observando ele sua segunda filha atarefada em enfeitar um chapéu, disse-lhe de repente:
⸺ Espero que o senhor Bingley goste dele, Lia.
⸺ Não temos como saber o que é do agrado do senhor Bingley - disse a mãe dela, ressentida. - visto que não vamos visitá-lo.
⸺ Mas a senhora esquece, mãe - disse Julia. -, que vamos encontrá-lo em reuniões e que a senhora Long prometeu apresentá-lo a nós.
⸺ Não creio que a senhora Long vá fazer isso. Ela mesma tem suas sobrinhas. É uma mulher egoísta, hipócrita e não nutro grande estima por ela.
⸺ Nem eu - disse o senhor Bennet. - e fico contente ao saber que não pretende valer-se dos préstimos dela.
A senhora Bennet não se dignou a dar-lhe qualquer resposta, mas, incapaz de se conter, começou a recriminar uma das filhas.
⸺ Não continue tossindo dessa forma, Chaeryeong, pelo amor de Deus! Tenha um pouco de compaixão por meus nervos. Você os estraçalha.
⸺ Chaeryeong não sabe tossir com descrição - disse o pai. - Não consegue controlar seus acessos de tosse.
⸺ Não costumo tossir por divertimento - replicou Chaeryeong, mal-humorada. - Quando seu próximo baile, Lia?
⸺ Daqui quinze dias.
⸺ Sim, isso mesmo - exclamou a mãe - e a senhora Long só vai regressar um dia antes; assim, vai ser impossível apresentá-los a nós, pois ela mesma não o conhece.
⸺ Então, minha querida, a vantagem será sua e poderá apresentar o senhor Bingley à sua amiga.
⸺ Impossível, senhor Bennet, impossível, uma vez que eu mesma não o conheço; por que insiste em me aborrecer?
⸺ Meus respeitos à sua circunspecção. Um conhecimento de quinze dias é, de certo, insuficiente. Não se pode saber o que realmente é um homem ao final de quinze dias. Mas, se nós não nos arriscamos, alguém vai se arriscar e, a essa altura, a senhora Long e suas sobrinhas vão ter a oportunidade delas; e como, no entanto, ela o considera puro ato de bondade, se você não se prestar a esse gesto, eu mesmo me encarreguei dele.
As meninas citaram o pai, espantadas. A senhora Bennet disse apenas:
⸺ Bobagem, bobagem!
⸺ Qual pode ser o significado de exclamação tão enfática? - exclamou ele. - Considera uma bobagem as formas de apresentação e o extremo cuidado que se deve ter ao fazê-lo? Nisso não concordo de modo algum. O que diz disso, Ryujin? Pois você é uma jovem de profundas reflexões, sei disso, e lê bons livros e tira deles valiosos ensinamentos.
Ryujin quis dizer algo sensato, mas não sabia como.
⸺ Enquanto Ryujin está coordenando suas ideias - continuou ele -, voltemos ao senhor Bingley.
⸺ Estou farta do senhor Bingley - exclamou a mulher.
⸺ Sinto muito ouvir isso; mas por que não me falou antes? Se soubesse disso esta manhã, certamente não teria ido visitá-lo. Lamentável! Mas como eu o visitei realmente, não podemos agora fugir de certo relacionamento.
O espanto das mulheres era exatamente o que ele pretendia; e que o demonstrado pela senhora Bennet ultrapassasse o de todas as outras, embora, depois de passada a primeira efusão de alegria, ela passasse a declarar que era o que esperava dele o tempo todo.
⸺ Que belo gesto o seu, meu caro senhor Bennet! Mas eu sabia que o haveria de convencer por fim. Estava certa de que amava demais suas filhas para negligenciar semelhante relacionamento. Bem, como estou feliz! E que bela peça nos pregou também, por ter ido visitá-lo esta manhã e não nos ter dito nada.
⸺ Agora, Chaery, pode tossir à vontade - disse o senhor Bennet; e, enquanto falava, deixou a sala cansado com os arroubos de sua mulher.
⸺ Que pai excelente que vocês têm, meninas! - disse ela, quando a porta fechou. - Não sei como retribuir tamanha bondade; posso afiançar-lhes, buscar novos relacionamentos a cada dia; mas por amor a vocês, faríamos qualquer coisa. Yuna, minha querida, embora você seja a mais jovem, atrevo-me a dizer que o senhor Bingley vai dançar com você no próximo baile.
⸺ Oh! - disse Yuna, resoluta. - Não tenho medo, pois, embora eu seja a mais jovem, sou a mais alta.
O restante da noite passou conjeturas sobre quando ele haveria de retribuir a visita do senhor Bennet e quando deveriam convidá-lo para jantar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ֺ 。 ⊹ . ⸺ 𝙋𝙧𝙞𝙙𝙚 & 𝙋𝙧𝙚𝙟𝙪𝙙𝙞𝙘𝙚
Fanfiction𝘁xt + i𝘁zy ⚊ 𝙩𝙭𝘁𝘻𝘺 str𝗮𝗶𝗴ht · foc𝗮𝗱o em 𝙨𝙤𝙤𝗹𝗶𝗮 ☯︎ __yukkyuu • 04.12.22 𝘾apa by • P𝗲guei n𝗼 Pin𝘁er𝗲𝘀t 𝙋lot by • Ja𝘯e Au𝘴𝘵𝗲𝗻 A história, obviamente, não é de minha autoria, é apenas uma adaptação do livro de 𝙅𝙖𝙣𝙚...