Orgulho e Preconceito
De Jane Austen
Nada, contudo, do que a senhora Bennet, ajudada pelas cinco filhas tivesse perguntado sobre o assunto foi suficiente para obter do marido uma descrição satisfatória do senhor Daniel. Elas o cercaram de variados modos... Com perguntas diretas, engenhosas suposições e conjeturas aleatórias, mas ele se esquivou com habilidade de todas e elas, finalmente, foram obrigadas a aceitar as informações de segunda mão da vizinha, Lady Lucas. A descrição desta era altamente favorável. Sir William ficara encantado com o recém-chegado. Era bastante jovem, de ótima aparência e extremamente simpático; e, para coroar tudo isso, ele pretendia comparecer na próxima reunião festiva com um numeroso grupo de amigos. Nada poderia ser mais delicioso! Gostar de dançar era um passo seguro para se apaixonar; e logo a senhora Bennet sentiu as mais vivas esperanças em seu coração.⸺ Se pelo menos pudesse ver uma das minhas filhas estabelecida e feliz em Netherfield — disse a senhora Bennet ao marido — e todas as outras igualmente casadas, nada mais haveria de desejar na vida.
Poucos dias depois, o senhor Bingley retribuiu a visita ao senhor Bennet e ficou com ele por cerca de dez minutos na biblioteca. O jovem havia alimentado a esperança de ver as moças, de cuja beleza tanto ouvira falar; mas encontrou-se somente com o pai delas. As moças tiveram um pouco mais de sorte, pois puderam constatar, de uma janela mais ao alto, que ele vestia um casaco azul e seguia montado num cavalo preto.
Um convite para jantar foi enviado logo depois e a senhora Bennet já tinha planejado os pratos que haveriam de dar crédito a seus dotes de dona de casa quando veio uma resposta que adiou tudo. O senhor Bingley deveria estar em Londres no dia seguinte e, consequentemente, não poderia aceitar o honroso convite. A senhora Bennet ficou totalmente desconcertada. Não conseguia imaginar que tipo de negócios ele poderia ter na cidade logo após sua chegada a Hertfordshire; e começou a recear que ele passasse o tempo todo indo de um lugar a outro e não se instalasse mais em Netherfield, como era de se esperar. Lady Lucas acalmou-a um pouco em relação a esses receios, ao avançar a ideia de que ele tivesse ido a Londres para reunir um grupo numeroso para o baile; e logo se espalhou a notícia de que o senhor Bingley haveria de trazer doze senhoras e sete cavalheiros. As meninas ficaram aflitas com tal número de mulheres, mas se tranquilizaram no dia anterior ao baile, ao ficarem sabendo que, em vez de doze, ele havia trazido somente seis pessoas de Londres... Suas cinco irmãs e um primo. E quando o grupo entrou no salão de festa, eram cinco ao todo... O senhor Bingley, suas duas irmãs, o marido da mais velha e outro jovem.
O senhor Bingley era um homem de boa aparência e distinto; tinha um semblante atraente e seus modos eram delicados e sem afetação. As irmãs eram mulheres bonitas, apresentando um ar decididamente elegante. O cunhado, senhor Hurst, mal aparentava ser um cavalheiro; mas o amigo, senhor Darcy, logo chamou a atenção de todos no salão por sua elegante e elevada estatura, traços bonitos, porte esbelto e o boato que, mal passados cinco minutos desde sua entrada, circulava entre todos de que ele possuía rendimentos de dez mil libras ao ano. Os cavalheiros o consideraram um belo tipo de homem, enquanto as senhoras afirmavam que ele era muito mais bonito que o senhor Bingley; e passou a ser o centro da admiração de todos em boa parte da festa, até que seus modos se mostraram desagradáveis e reverteram a onda de sua popularidade; passou então a ser considerado orgulhoso, pedante e longe de ser companhia prazerosa; nem mesmo suas extensas propriedades em Derbyshire poderiam impedi-lo de ter uma expressão repulsiva e desagradável e de ser indigno de comparação com o amigo.
O senhor Bingley logo tinha travado conhecimento com todas as principais pessoas na sala; era alegre e animado, dançou todas as danças, ficou desapontado por o baile terminar tão cedo e falou que ele próprio haveria de organizar um em Netherfield. Tão distintas qualidades falavam por si. E que contraste entre ele e seu amigo! O senhor Sam dançou apenas uma vez com a senhora Hurst e outra com a senhorita Bingley, recusou-se a ser apresentado a qualquer outra dama e passou o resto da noite andando pelo salão, conversando ocasionalmente com alguém de seu grupo. O caráter dele estava definido. Era o homem mais orgulhoso e mais desagradável do mundo, e todos esperavam que ele nunca mais voltasse a esse local. Entre as pessoas mais revoltadas contra ele estava a senhora Bennet, cuja repulsa por esse comportamento foi acentuada pelo menosprezo que ele demonstrou para com uma das filhas dela.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ֺ 。 ⊹ . ⸺ 𝙋𝙧𝙞𝙙𝙚 & 𝙋𝙧𝙚𝙟𝙪𝙙𝙞𝙘𝙚
Fanfiction𝘁xt + i𝘁zy ⚊ 𝙩𝙭𝘁𝘻𝘺 str𝗮𝗶𝗴ht · foc𝗮𝗱o em 𝙨𝙤𝙤𝗹𝗶𝗮 ☯︎ __yukkyuu • 04.12.22 𝘾apa by • P𝗲guei n𝗼 Pin𝘁er𝗲𝘀t 𝙋lot by • Ja𝘯e Au𝘴𝘵𝗲𝗻 A história, obviamente, não é de minha autoria, é apenas uma adaptação do livro de 𝙅𝙖𝙣𝙚...