O estagiário parte 1

Me chamo Felipe, tenho 18 anos. Há trés meses eu sou estagiário de Gestor em uma grande empresa de investimentos. Consegui essa oportunidade por meio do Jovem Aprendiz. Eu fazia curso de Gestão empresarial e essa empresa é uma das patrocinadoras. Eu estava empolgado, se eu conseguisse efetivar iria receber bem.

O trabalho de Gestor é um pouco movimentado, pelo menos nessa empresa, vários congressos (incluindo internacional) onde tem encontros anuais sobre outras empresas. Foi isso que mais motivava a ser um Gestor, além de receber bem, eu teria muita chances de viajar em nome da empresa e aproveitar bastante.

Tudo sobrava para mim, por ser estagiário, a gestora Lucia fazia questão que eu fizesse tudo, participar de reuniões, elaborar planos de trajetos, ir a entrevistas de supervisores, acompanhar todos os membros da equipe, supervisores, funcionários e terceiros, ela falava que "a prática é melhor que qualquer outra coisa que eu possa lhe ensinar".

Quando eu falo prática, foi prática literalmente. Eu fui representante em duas convenções onde somente ela me acompanhou. Fui representando a empresa. A um mês eu fui palestrante, tive que elaborar uma palestra do zero para dar em um encontro de uma faculdade para mais de três mil pessoas.

Apesar da timidez, eu me sair bem em todas apresentações me sair bem. Isso acabou me levando para outro patamar. Então a minha gestora, Lúcia, fez uma reunião e disse que me levaria para uma convenção em Genebra na Suiça. Não tive problemas, meu passaporte eu já tinha.

Eu fiquei muito feliz com a oportunidade. Ia ser algo muito novo. Ela disse que a escolha era óbvia, pois eu quem estava sendo o estagiário que seria o seu novo companheiro de gestão. Que o meu esforço teria que ser reconhecido. Assinei o termo de concordância e responsabilidade.

Assim que acabou a reunião, ela pediu que eu permanecesse na sala e disse: - Como você viu, eu te escolhi porque seu perfil no momento se encaixa perfeitamente com o que precisamos. Você tem se dedicado o mais que o suficiente e vai ser um excelente gestor.

Sobre a viagem, será daqui a uma semana, teremos que ficar no hotel disponibilizado pela a empresa por 4 dias, chegamos na Suiça na quinta, e voltamos no domingo a noite. Ficaremos em quartos separados, vou apresentar uma palestra minha e você vai só me acompanhar, tudo bem?

Eu disse: - Claro, vou gostar de te ver em ação, sempre sou eu que faço isso. Ela riu e disse: - Não se preocupe, sei que você vai ser meu colega, estou apostando fortemente em você. Eu quero que seja meu companheiro de gestão a onde eu for. Se eu sair, levo você junto.

Ela ainda disse: - Você é dedicado e muito atencioso, precisa vender ainda a timidez e ter mais atitude mas isso é com o tempo, por isso estou te treinando para ser independente, podemos ter boas relações de confiança e de trabalho juntos.

Eu agradeci muito, eu sei que é muito difícil dar tantas oportunidades como ela estava me dando, sei que por mais que ela tivesse condições de me ajudar, poderia parecer injusto. Eu agradeci e disse que não iria decepciona-la, que eu sempre irei dar o máximo de mim, ser o melhor que posso ser. Agradeci por todas oportunidades.

Os dias passaram devagar demais, eu estava morrendo de ansiedade. No dia da viagem, liguei bem cedo para a gestora e disse que já tinha feito o check-in online de nós dois. Disse que tínhamos que estar no aeroporto 3 horas antes. Eu já estava de mala pronta e pronto para ir.

Cheguei no aeroporto antes da Lúcia. Quando ela chegou, estava muito chique. Eu também tinha ido de terno e gravata, eu estava representando uma empresa muito grande, então eu tinha que estar vestido adequadamente. Assim como ela,  estava toda social e maquiada. Chamando atenção com seu decote e enorme bunda.

Dei boa tarde e seguimos para a sala para esperar o voo. Ela estava mexendo no  celular. Não tinha falado muito comigo. Eu fiquei mexendo no celular, ela ouviu o chamado do voo e levantou depressa, falando que o voo já iria sair. Levantei e acompanhei até a entrada.

Ela estava com os assentos e minha passagem, entreguei meu RG, o voo pela TAP demorou bastante tempo, seria 18 horas voando. Seria um tédio. Quando decolamos, ela estava ficando animada, disse que Genebra é maravilhoso, que o frio deixava ela encantada e se tivesse tempo iríamos conhecer a cidade.

Depois de conversar sobre as reuniões, ela colocou o fone e usou tampões de olhos e foi dormir. Eu estava agoniado sem poder usar o celular. Coloquei fones e dormir. Eu dormi bastante, acordei com aeromoça passando. Lúcia disse que já estávamos na metade do caminho.

Ela já sabia por causa da aeromoça passando. Eu acabei voltando a dormir enquanto ela seguia ouvindo. Ela disse que estava ouvindo seu discurso e ouvindo livros para saber como iria se apresentar. Dormir e quando acordei dessa vez já tínhamos chegado na Suiça. Lucia esperou todos saírem, fomos os últimos a descer.

No desembarque já tinha neve e estava quase três graus. Alguns lugares tinha neve. O clima é totalmente diferente. O aeroporto ficava alguns quilômetros de onde a gente iria se hospedar, pedimos para pararmos em algum lugar para comer. Pegamos comida no drive tru e fomos para o hotel.

A cidade era linda e iluminada, literalmente. Os prédios são bem iluminados com bastantes cores, luzes vermelhas e azuis em todos os cantos. No táxi ela começou a falar que era para eu me preparar, que essa seria a primeira viagem internacional, que já estava tudo encaminhado para que eu fosse promovido.

Claro que ela falou sério quando disse "tudo vai depender dessa viagem" como será que vou agir sobre pressão, como vou observar, como vou dar atenção a determinados assuntos e claro, minha postura, como vou agir em nome da empresa, tudo isso ela estava avaliando de forma integral.