Autoestima

4 1 0
                                    


O tão temido bicho de sete cabeças.
  Aquela a quem tantos temem, e outros têm tamanha aversão.
Muitas vezes confundida com o ego ou arrogância. Autoestima, aquela a quem condenam quando deveriam pôr em estância.

Basta destrinchar seu nome, e tudo fica tão simples.
Autoestima é ter se em grande estima. É querer o mesmo bem que despeja em outros, em si.
É tratar-se como tratas aquele amigo querido que vem para uma visita.

Ter-se em estima, significa sobretudo conhecer e respeitar essa pessoa que mora aí, bem do outro lado do olho que brilha ao olhar no espelho.

Muitas vezes tratada apenas como um medidor de aparência, ledo engano daqueles que medem sua fé.
Eita palavrinha para ter tantos significados, que nem mesmo o dicionário é capaz de numerar tantos sinônimos.

  Mas, por hoje, tratemos autoestima como sinônimo de construção.
Pois cada tijolo de sua alma carrega em si um pouco de sua essência. Cada partezinha quebrada compõe um verso da música que transmites nos teus movimentos.

Jamais ache que sua peculiaridade lhe torna tão diferente que deverias ser considerado impróprio - nunca disseram-te que as diferenças são o que nos tornam tão iguais?
Pois são nas diferenças que moram os detalhes, e os detalhes, são esses que montam o conjunto final.

Serias tu, uma nota aguda na canção da vida?
Poderias, talvez, ser aquele verso alegre do conto triste da vida do autor?
Serias, então, aquela linha torta que de tão desigual deu vida a um novo desenho? Uma nova paisagem?
Talvez chegue a ser o clímax que fica na esquina de toda boa história?

Não poderei dizer, com nenhuma propriedade, o que és ou o que deixas de ser.
Esse processo de construção é seu.
E somente tu, poderás definir em que ponto do espetáculo se encaixa.
Mas, enquanto esse evento não acontece, aproveites a construção interna que acontece todos os dias dentro de você. E saiba, as melhores peças são aquelas que possuem pontos e linhas tão irregulares que se tornam únicas.

Texto de Ana_Clara_P

Viva PoesiaOnde histórias criam vida. Descubra agora