Ele foi embora e eu deixei o Angus no seu estábulo. Quando entrei em casa dei de cara com a minha mãe, eu estava toda suja e molhada e ela me olhou com uma cara muito zangada pois eu não tinha mais tocado no assunto do casamento... Ela estava furiosa!
R. Elinor: Onde esteve o dia todo mocinha? E por que está toda suja?
- Eu demorei porque... Eu me perdi na floresta e a minha roupa... O Angus me derrubou... -Inventei.
R. Elinor: Eu espeto que você já tenha se decidido Mérida! Os lordes estão impacientes!
- Mãe!!!
R. Elinor: Mérida se você não se decidir até amanhã eu e seu pai decidiremos por você!
- Mas mãe...
R. Elinor: Sem mais e sem menos! Espero que estejamos entendidas!
- Isso é muito injusto! Parece até que você quer se livrar de mim! Mãe eu tenho só 16 anos e eu não quero me casar agora! Eu nunca conheci nenhum garoto, nunca me apaixonei por ninguém, e você já quer que eu me case!?
R. Elinor: Mérida, você está pensando só em você! Eu já falei que se você não escolher nenhum dos pretendentes haverá guerra e...
- Não mãe! -Interrompi- Eu não estou pensando só em mim! Você realmente acha que algum daqueles garotos quer mesmo se casar comigo? Não! Vocês estão nos obrigando! Nós queremos viver nossas vidas, fazer nosso próprio destino e vocês estão nos impedindo!
R. Elinor: Já chega! Vá para o seu quarto e só volte quando estiver decidida!
- Pois mande os empregados me servirem no quarto porque eu não vou voltar decidida de nada! Eu só estou decididamente decidida de que eu vou lutar pela minha liberdade!
R. Elinor: Eu disse já chega!!! Você é a futura rainha e deve comessar a agir como tal! Agora para o seu quarto!
- NÃO!!!
Eu sai correndo porta a fora, fui direto para o estábulo onde montei em Angus e fui em direção à floresta.
Angus, assim como eu, estava muito agitado e, sem querer, me derrubou. Eu bati com a cabeça e apaguei, fiquei inconsciente.