Respeito

1.8K 253 27
                                    

Sinto muito a todos que entraram esperando um capítulo da história, mas dessa vez o capítulo é uma mensagem para todos os leitores, então, por favor, leiam até o final.

Como a maioria de vocês provavelmente já sabe, a autora da fanfic Golden Boy cometeu suicídio por conta do hate que estava recebendo do fandom. Eu estou escrevendo isso aqui porque um acontecimento como esse não pode ser tratado levianamente, como se não importasse.

Já faz anos que estou inserida no fandom de Harry Potter e, aos poucos, acabei também entrando em outros. Graças ao tempo que tenho aqui no wattpad e em outras plataformas, já vi diversos ataques terríveis a pessoas que não os mereciam.

Entendam que discordar e achar errado são coisas diferentes de atacar alguém.

O fandom potterhead parece nunca ter entendido isso. Desde muito tempo atrás que diversos fãs atacam qualquer um que tenha uma opinião diferente da deles e isso é ainda mais óbvio em relação aos casais. Basta você postar algo (principalmente no twitter) sobre algum casal que os haters não demoram a chegar.

E esses haters não aparecem com comentários que fazem com que você ria da cara deles, o ódio que eles propagam machuca quem está sendo atacado. Mandar alguém se matar, cortar ou sumir NÃO É BRINCADEIRA! NÃO É PIADA! NÃO É ENGRAÇADO!

Se você acabou passando por algo que não gostou, basta bloquear a fonte e continuar com a sua vida. Se o que você achou é realmente problemático, então, ao invés de chegar xingando, explique educadamente os problemas com aquilo. Se nada funcionar, denuncie o conteúdo, mas não ameace ou mande mensagens de ódio para a pessoa que fez o conteúdo. Não existe justificativa para atacar alguém que não te fez nada.

Se você é agressivo e ataca alguém inocente, então, caso aconteça algo com a pessoa por causa disso, como foi com o caso dessa autora, o sangue dessa pessoa está em suas mãos. Não querer que a corda fosse usada não muda o fato que você ajudou a dar o nó.

Essa não é a primeira vez que vejo algo dessa gravidade acontecer e sei que, infelizmente, não será a última. Entretanto eu peço que vocês que leem minhas histórias pensem nas suas ações antes de cometê-las.

A pessoa do outro lado da linha é de verdade. Ela tem amigos, família, uma vida própria. Ela não é um robô indestrutível. Aquilo que te machucaria também pode machucar ela.

Mas eu sei que esse acontecimento não vai calar as pessoas que propagam esse ódio para sempre, infelizmente. Então eu quero mandar uma pequena mensagem para você que está recebendo esses ataques.

Eu não vou dizer que você tem que ignorar e fingir que essas pessoas não estão ali, eu sei que não é assim tão fácil e, por mais que você queira, não dá para ignorar dezenas, ou até centenas, de mensagens ruins.

A melhor solução que eu encontrei para lidar com esse tipo de situação, é tentar se distrair dessa situação e, quando estiver com a mente calma, tentar diminuir a situação o máximo possível. Se estiver começando a se sentir desconfortável, triste, estressado ou qualquer coisa ruim, feche o aplicativo ou a conta de onde os ataques estão vindo e faça algo que goste. Tente assistir uma série, cozinhar, desenhar, ler, qualquer coisa que te deixe confortável.

Após se acalmar, tente bloquear as contas que estão te atacando. Se possível, dê a sua conta para alguém que você realmente confie, para essa pessoa bloquear as contas no seu lugar, já que o impacto das mensagens vai ser muito maior em você do que nessa pessoa.

Por último, tente desabafar seus sentimentos. Seja para alguém que você confie, algum fórum anônimo, um diário escrito, uma gravação de voz, qualquer coisa que faça você se sentir melhor. Falar sobre uma situação ruim costuma ajudar, ou pelo menos te dar uma nova perspectiva das coisas que estão acontecendo.

Por favor, não se deixem levar por causa desses ataques. Sim, eles são horríveis, eles machucam e te deixam se sentindo uma merda. Mas você precisa ser forte, porque se você não for forte por si mesma, quem vai ser?

O Caminho das SombrasOnde histórias criam vida. Descubra agora