Conselhos - Influenciados pela conduta

336 28 8
                                    

Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1:1-2)

Ao longo da vida, todo mundo coleciona experiências. Baseado nessas experiências os mais velhos costumam aconselhar os mais novos ou uma pessoa se colocando no lugar da outra, expõe a sua opinião e o que ela faria, na tentativa de ajudar alguém na sua situação.

O Problema nasce quando somos chamados a viver pela fé:

 "Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hebreus 10:38)

Tomamos as nossas decisões seguindo orientações de pessoas ímpias (Quem não tem fé ou despreza qualquer tipo de religião; herege.)

E confiamos no nosso próprio coração:

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 7:9)

Exemplo: Se estou diante de uma situação e vou pedir um conselho a alguém que é agressivo e impaciente. Logo essa pessoa vai me aconselhar a tomar a sua mesma postura (o que ela julga ser certo no ponto de vista dela). Os conselhos são influenciados pela conduta! Por isso tome cuidado de quem você ouve e pede conselhos. Principalmente se o seu estilo de vida for mundano.

"...PELO CONTRÁRIO..." 

- Impaciência e agressividade não te deixaria pensar na consequência de uma atitude precipitada.

o amor que deve substituir a raiva, é paciente e pensa duas vezes antes de falar ou fazer algo que não devia, porque lhe permite pensar na consequência que poderia vir logo depois. Isso reforça que a conduta cristã é oposta ao que o mundo prática, é o famoso ditado "remar contra a maré". Não é fácil, a nossa natureza pecaminosa quer o tempo inteiro remar a favor da corrente que leva a perdição. Com toda certeza já teríamos sido arrastados por essa corrente se não fosse o Espírito Santo de Deus que habita em nós, é dEle que vem a nossa força!

"...O SEU PRAZER ESTÁ NA LEI DO SENHOR..."

Podemos ver na bíblia muitos conselhos de Deus, afinal, o manual da vida é a sua própria palavra. Não cumprimos o que está escrito nela por nos sentirmos obrigado a fazer isso, mas fazemos porque o amamos. Logo temos (prazer) em saber o que realmente importa pra que Deus continue habitando em nós, manifestando o seu amor e cuidado sobre as nossas vidas.

"...E NELA MEDITA DE DIA E DE NOITE"

Isso significa buscar ouvir o que Deus tem a dizer não só nas fases boas (Dia) onde estamos felizes e fervorosos buscando a presença de Deus. Mas também nas fases más (Noite) onde tudo parecer ser trevas, onde a frieza espiritual bate a porta e ficamos sem saber o que fazer. 

- É exatamente aqui que quero chegar, Ele sabe !!

Quando recebemos um bom conselho de alguém, levamos um tempinho refletindo até tomar aquilo pra nós e fazer a coisa certa. Da mesma forma, quando lermos a palavra de Deus não devemos fazer isso de qualquer jeito, é o próprio Deus falando conosco e nos orientando!

O melhor professor que você poderia ter habita dentro de você. Quando for ler a palavra, faça uma oração pedindo ao Espírito Santo que te traga a revelação dela, aquilo que Ele quer tratar primeiro em você para que depois te use para tratar alguém.

Medite nos conselhos de Deus, lembre-se que é Ele quem sabe de tudo e do privilégio que é poder ser aconselhado por alguém assim. Que mesmo com todos os motivos pra nos odiar, escolhe nos amar todos os dias mostrando o caminho até Ele através dos seus conselhos.

Reflita:

Você tem sido influenciado pelos conselhos mundanos ou influenciador com os conselhos de Deus ?

Salmos 1 I DevocionalOnde histórias criam vida. Descubra agora