A Congregação dos justos - Discípulos x Multidões

44 4 2
                                    

"Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido." (Salmos 1:3)

"E TUDO O QUE ELE FAZ SERÁ BEM-SUCEDIDO" 

É assim que terminamos quando compreendemos e cumprimos tudo o que falamos nos capítulos anteriores. Ser bem sucedido não significa só ter muito dinheiro e bens materiais, afinal, existem milhares de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro que tem tudo isso mas é fracassada emocionalmente, não tem uma boa convivência com a sua própria família e nada do que ela possui consegue concertar tudo isso.

O desejo de Deus é que antes de qualquer coisa sejamos vasos de excelência na sua presença, por isso antes de sermos abençoados com alguma coisa, precisamos passar por um certo processo para não nos perdermos e tirarmos os olhos dEle quando formos abençoados. Isso vale para todas as áreas das nossas vidas!

"Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa." (Salmos 1:4)

Essa palha que a palavra se refere é a casca do trigo já sem a semente, ela não serve para nada a não ser para ser queimada. Aqueles que são vazios de Deus e cheios de si mesmos (o mesmo que nada), não tem uma fundação, algo mais forte que seja sua base e os sustente durante os ventos fortes.

Para os que estão em Deus vivendo pelo olhos da fé, é tratamento do Espírito Santo e a certeza de que logo após a tempestade existe um arco íris. 

Para os que permanecem cegos, momentos de muita dificuldade onde muitos desistem até mesmo da sua própria vida. Ainda assim, Deus manifesta seu amor e misericórdia usando dessas situações para atrair os corações dessas pessoas ao dEle.

"Eu dormia, mas o meu coração estava acordado." (Cantares 5:2)

Quem está dormindo não está enxergando, está vivendo "sonhos", realidades que vão deixar de existir a qualquer momento, assim como o mundo e tudo que ele oferece.

Muitos ainda dormem, mas os corações permanecem acordados clamando pela presença de alguém que verdadeiramente faça valer apena e dê sentido a cada batida.

"Então Pedro disse: — Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá até aí, andando sobre as águas. 29 Jesus disse: — Venha! E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas e foi até Jesus." (Mateus 14:28-29)

"Se é o senhor mesmo" Mostra que Pedro não podia ver quem falava mas que confiava o suficiente em quem aquele "fantasma" se dizia ser para sair de dentro do barco e viver uma experiência sobrenatural.

Sim, Deus permite que o mar se agite para aqueles que confiam na força do seu próprio barco (o que se poder ver) para que reconheçam que Ele pode andar sobre as águas e nos fazer caminhar sobre ela em sua direção, ou seja, caminhar por fé.

" Por isso, os ímpios não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos." (Salmos 1:5)

- Eu gosto disso! A palavra foi sendo escrita em épocas diferentes por homens inspirados pelo Espírito Santo, ainda assim, os livros do novo testamento complementam de forma espantosa o que foi escrito nos tempos da lei.

Perceba como a passagem de Mateus 14:22 vai se encaixar com o que foi escrito em Salmos 1:5:

Mateus 14:22 "Logo a seguir, Jesus fez com que os discípulos entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões."

A maioria do povo que formava a multidão, não estavam interessados em seguir Jesus por quem Ele era, mas sim pelo que Ele poderia fazer. Então, Jesus despediu a multidão porquê não tem compromisso nenhum com ela. Ele tem compromisso com discípulos!

A multidão deseja o que Ele pode fazer, os discípulos desejam quem Ele é, e se esforçam para adquirir o seu caráter. Digamos que o barco que os discípulos usaram para passar ao outro lado, simboliza a igreja.

Você já imaginou o que aconteceria se um monte de gente estivessem dentro do mesmo barco? 

- Com toda certeza certeza ele afundaria!

É por isso que aqueles que não entendem o verdadeiro propósito do evangelho não chegarão ao outro lado, porque a noiva de cristo não vai ser destruída, nem envergonhada por essas pessoas. Antes, a sua falta de propósito vai te ajudar a sair voando quando o vento soprar.

Pois levam a vida tentando transformar Deus em uma lâmpada mágica que satisfaça os seus desejos, e ainda usam a palavra para sustentar a própria ignorância.

Esses são como a palha que não prevalecem na presença! No meio da tempestade não sabem quem Ele é e culpam o diabo por toda situação desfavorável que passam na vida, quando na verdade, é o próprio Deus os convidando para mais perto na intenção de revelar a sua paternidade.

- Assim como o filho é reflexo da criação de seus pais, Deus quer que sejamos o reflexo dEle, e isso implica em renunciamos ao nosso estilo de vida pecaminoso, adotando o seu caráter Santo!

Quando você está disposto a ser um discípulo de Cristo, são as bênçãos que correm atrás de você, afinal o que Ele faz é consequência do que Ele é.

Não se preocupe com as suas necessidades, tenha no coração a certeza de que Deus as supre quando você contribui com o crescimento do Reino na terra, vivendo segundo a sua palavra e apresentando a outros os frutos dessa obediência.

Cristo não vai se casar com uma noiva que não o conhece, por isso no barco (igreja), permanece aqueles que decidiram renunciar as suas próprias vontades e dia após dia seguem remando contra a maré buscando um novo nível de intimidade com aquEle que nos deu a ordem de chegar ao outro lado.

Não recebemos a promessa de uma travessia perfeita, muito pelo contrário, Cristo disse que no mundo teríamos aflições e que deveríamos ter bom ânimo, porque Ele venceu o mundo.

- É sendo seus imitadores que conseguiremos também!

Que possamos todos os dias reconhecer a necessidade de sermos transformados pelo caráter de Jesus, amém!.



Salmos 1 I DevocionalOnde histórias criam vida. Descubra agora