Diz a lenda que muitos e muitos anos atrás;
Um casal que se amava contra a vontade dos pais;Se encontravam escondidos na escuridão;
Eram guiados pela força da sua paixão!Narrado por Regulus Arcturus Black
Não há um ser humano no mundo que não conheça Shakespeare!
Seja bruxo ou trouxa, todos já ouviram seu nome!
Obviamente poucos têm conhecimento de todas as suas obras, mas não conheço uma única pessoa que não saiba a história de Romeu e Julieta. Mesmo que se quer tenha lido, todos conhecem!
Quando éramos crianças, Sirius lia um livro com contos românticos de histórias trouxas. Me recordo bem da capa azul empoeirada, as linhas douradas na lombada ao redor do nome e as páginas amarelas e grossas.
Para evitar que nossos pais encontrassem o objeto, sempre o transfiguravámos. Ora em uma taça na cozinha, ora em uma gravata na gaveta. São lembranças felizes!
Mas ao contrário do que muitos pensam, Romeu e Julieta não é uma história que recebe o título de romance. Pesquise e verá...
Tragédia, essa é a denominação correta!
A maior tragédia da literatura!
Caso não conheça a história, irei contar resumidamente.
A história começa da seguinte forma: "Duas famílias notáveis da linda Verona, onde a história se passa, transformam em guerra as desavenças antigas, manchando de sangue as suas mãos. E do seio destas duas famílias inimigas nascem dois amantes predestinados".
Romeu Montecchio e seus homens entraram disfarçados em uma festa da família Capuleto, por pura curiosidade. O jovem viu pela primeira vez a jovem Julieta Capuleto, a qual se apaixonou imediatamente.
Romeu, que pensava que Julieta era uma convidada, cortejou-a e beijou-a, antes de saber, pela ama de Julieta, que a garota era uma Capuleto.
Quando a festa acabou, Julieta perguntou à ama quem era o jovem que tanto a impressionou e descobriu que estava apaixonada por Romeu Montéquio, filho da casa rival.
Romeu cortejou Julieta às escondidas, no jardim da casa dos Capuleto, e ambos juraram amor fiel. Repudiariam as próprias famílias se necessário.
Romeu confessou para Frei Lourenço seu amor por Julieta, que aceitou casá-los, em segredo, com a consciência de que precisariam voltar para suas casas.
Depois, numa praça em Verona, Tebaldo, um dos homens da família Capuleto, desafiou Romeu. O jovem que detestava batalhas, tentou impedir seus homens, mas Tebaldo assassinou Mercúrio. Então Romeu se viu obrigado a matar Tebaldo.
Romeu Montecchio foi expulso de Verona!
O pai Capuleto pretendia casar Julieta com Páris, quando o luto por Tebaldo terminasse. O homem não pretendia contar a filha, mas a mãe Capuleto decidiu informá-la, não somente sobre o casamento, mas dos planos da família de envenenar Romeu.
Tempo depois, Páris foi marcar com Frei Lourenço o casamento e Julieta que foi confessar-se ao clérigo. A sós, Frei Lourenço contou a Julieta um estratégia para impedir o seu casamento com Páris. Segundo o plano, Julieta deveria fingir que aceitava o casamento. Beberia uma poção que a daria como morta e, quando estivesse no túmulo dos Capuleto, seria resgatada por Romeu, fugindo com ele para Mântua.
Julieta assim fez, mas como garantia guardou, entre as vestes, um punhal para utilizar caso a poção não funcionasse. Tudo aconteceu como o planeado, só que Romeu foi apenas avisado da morte de Julieta e não da trama de Frei Lourenço explicada numa carta a Frei João, que não conseguiu entregá-la a Romeu. Em Mântua, Romeu comprou um veneno e dirigiu-se, em seguida, ao túmulo de Julieta, em Verona.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Lendas e Mistérios
RomanceFamílias que se odeiam originam os mais famosos romances. Não existe alguém no mundo que não conheça a história de Romeu e Julieta! Mas foi o nosso amor que deu origem a lua!