Narrado por Mary:
Já estamos quase de férias. E sim quase todos os alunos da escola ficaram de recuperação em espanhol. Acho que uma ou duas pessoas escaparam. Mas pela graça de Deus fizemos nova prova e fomos aprovados. Caso sejamos reprovados somos obrigados a deixar a escola. Aqui não tem repetente. Ou é aprovado ou está fora.
A Tayssa chegou atrasada hoje. Estava com o rosto vermelho.
Depois do almoço estava conversando com ela e ela me contou o que aconteceu:
- Sabe Mary, perdi a paciência hoje.
- O que foi?
- O ônibus não passou hoje. E você sabe que era pra trazer 4 livros e os dois cadernos hoje; além das coisas pra tomar banho. Então é um peso enorme..
- Sei sim.
- Pois é. Aí o Otniel ficou fazendo hora comigo, dizendo que eu era fraca, sabe, essas coisas. Tinha dois meninos da escola do centro na parada também. E eles me ajudaram. Só que quando chega na escola deles, eu sigo sozinha com o Otniel. Ele vai na frente fazendo pouco de mim. Quando consigo chegar em frente a escola vejo ele me esperando e iria fazer chacota comigo. Mas eu disse com uma voz chateada, para ele parar disso e me deixar em paz. Ele disse ta bom e que nunca mais iria falar comigo.
- Melhor pra você Tayssa.
- Não sei. Não consigo ficar de mal com ninguém.
- Deixa ele. Quem sabe um dia amadurece.
- Sim. Ei Mary trouxe seu paninho de limpar os óculos? Esqueci o meu hoje.
- Trouxe sim. Vou te emprestar.
Na sala a professora Alice passou uma tarefa pra gente e ficou nos admirando, ela é nossa diretora de turma. Aqui toda turma tem um professor ou professora responsável para dar aula de Formação Cidadã. Ela é a melhor de toda escola. Sabe controlar essa turma indomável e aprendemos muito com ela sobre Língua Portuguesa e a vida.
- Vocês são tão lindos assim. -- A turma riu.
Estávamos em silêncio, concentrados em terminar a atividade antes que o tempo acabasse.
Dias depois a Tayssa me contou que fez uma carta pro Otniel e foi entregar na casa dele, a mãe dele quem recebeu. Ela pediu desculpas sendo que ele quem deveria. Mas até hoje eles não se falaram, ela até sorri pra ele, mas ele passa sem falar nada.
Narrado por Acsa:
Enfim chegou a última semana de aula. Foram dias difíceis, mas vencemos. Já sabemos os resultados da maioria das provas. Nesse primeiro semestre alguns alunos se foram, mas chegaram outros. O Fábio, que era da nossa turma de informática, passou para Enfermagem. Acho que na matrícula houve algum engano e ele tinha ficado na turma errada. Mas agora ele está onde queria. Nossa professora Alice está organizando uma festa de despedida. Vamos festejar, mas sinto que é mais uma despedida dela. Ouvi falar que nossa diretora de turma passou em uma seleção para uma escola melhor. Acho que ela vai deixar a gente. No último dia teríamos aula o dia todo e na última aula a gente já estava combinando pra ser a nossa festinha, mas houve mudança de planos. E será só até meio dia. Enquanto ela foi falar com a professora do horário das 10, nós já tínhamos falado com ela. Estávamos ansiosos para nos encontrar. No final das contas deu tudo certo. Tinha muita gente emocionada, mesmo sem querer nos apegamos, mas enfim chegou o momento de aproveitar as férias.
~~~Depois das férias ~~~
As férias voaram e já estamos de volta. Como imaginei realmente a Alice nos deixou. E chegou uma substituta, o nome dela é Grazielle. Começou sua aula com uma dinâmica, distribuiu balões e barbantes pra gente encher o balão e amarrar na perna. Então disse:
- Quem ficar com o balão cheio ganha o prêmio.
Mal ela terminou de falar e a galerinha já estava estourando o balão do outro. Principalmente os meninos, oh povo bagunceiro e implicante, só quer uma oportunidade. Então a Grazielle mandou parar e deu uma lição a turma:
- Não disse pra estourar o balão dos outros. Disse que quem ficasse com o balão cheio ganharia. Na vida isso também acontece. Muitos pensam que para vencer precisam destruir os bens e valores dos outros.
E então ela distribuiu o prêmio pra todos nós. Gostei dessa professora.
VOCÊ ESTÁ LENDO
LICEU
AdventureLICEU uma escola estadual de educação profissional recebe jovens selecionados para o mais novo ensino médio. Tayssa, Mary, Acsa e Lilly, o quarteto fantástico, narra os momentos tensos, edificantes e divertidos vividos de 2009 a 2012. Uma aventura...