Acordo por um susto na sala do teste de aptidão. Tori está parada na minha frente, assustada com o que viu.
-Beatrice, quanto tempo você acha que ficou lá?
- um mês ou dois
- uma hora. Você apresentou resultado para todas as facções, além de eu rever meu irmão no monitor novamente. Obrigada Beatrice, ou devo te chamar de Tris?
- Beatrice- dou um sorriso discreto
Vou andando pelo caminho mais curto até a minha casa. Que saudade de casa , saudade das minhas roupas cinzas, agora que sei o que acontecerá se eu ir para a audácia. Não verei mais Quatro, conheço Evelyn, Marcus. Todos, sei como eles são e o que fazem. Estou perto da minha casa. Eu abro a porta e vejo meus pais e Caleb.
- Beatrice, como foi seu teste?
-Mãe!
Eu corro e abraço ela, minhas lágrimas são de felicidade. Eu não matei Will nem ninguém.
- Minha filha o que aconteceu ?
- Eu senti tanta saudade. Sua e do papai.
- Mas nós não nos separamos Beatrice.
-Mãe você não está entendendo.
- Espere Beatrice. O que aconteceu no seu teste de aptidão ?
- Eu fiquei meses fora , papai morreu. Jeanine, simulações, mortes, audácia, namorado assustador.
- Que história é essa de namorado Beatrice- fala Caleb
- Traidor! Você se aliou para a erudição, mãe, pai ele tem livros da erudição escondidos na parede!
- Não diga blasfêmias Beatrice !
- Não é blasfêmia!
- mãe por que não me contou sobre o plano da erudição ! Sobre o ataque a abnegação, que você veio da Margem, que você não era da audácia. Todos mentiram pra mim! você conhece eles, David! Ele atirou em mim, ai eu morri. Quando acordei estava na sala do teste de aptidão! Sou divergente! E você também Caleb vai contar para a Jeanine! Mãe é muita coisa pra minha cabeça!
- Beatrice eu posso...
- Não me chame de Beatrice! Meu nome é Tris!
- Tris...
- Não precisa me dar explicações eu já sei de tudo mesmo!
- Tris você é uma resurgente Tris- fala meu pai
- Resurgente ?
- São insurgentes que podem ver o que acontecerá em um futuro próximo dentro de simulações. Nos fale o que acontecerá no futuro.
- Está bem .