Continuo calada enquanto os outros candidatos lutam por atenção e por um espaço para falar.
Sinceramente, qual é a necessidade de juntar um monte de candidatos na mesma sala, na mesma hora e tratando do mesmo assunto para escolher apenas um deles para o emprego?
Se pensar bem, não é justo!
Em uma entrevista de emprego as pessoas ficam nervosas. É normal! Todo mundo fica nervoso antes, durante e depois de uma entrevista de emprego...
E isso com relação a uma entrevista normal, de apenas um candidato sentado na frente de apenas um entrevistador.
O que eles esperam que os candidatos sintam ao serem colocados em uma mesma sala sabendo que, de todos eles, só um vai conseguir a vaga de emprego!?
Sei lá... Eu acho que não dá nem para eles avaliarem direito cada candidato dessa forma!
Quando só tem um, o entrevistador pode fazer várias perguntas pessoais, pode prestar atenção na linguagem corporal do candidato e pode ouvir tudo o que ele tem a dizer. Por outro lado, quando coloca todo mundo junto, não tem como fazer essa avaliação!
Um ótimo exemplo é o que está acontecendo neste momento.
Duas pessoas, uma mulher mais velha e um rapaz jovem estão sentados lado a lado e conduzindo a "entrevista". Eu acredito que ele seja um estagiário ou esteja em treinamento, já que ele praticamente não falou nada desde que entramos nesta sala. De qualquer forma, ela já propôs várias atividades para a gente fazer e, adivinhem só, todas foram em grupo!
A gente precisou sentar em grupos para conversar sobre nós. Depois ela pediu que trocássemos de grupos e falássemos sobre as pessoas dos grupos anteriores. Quando isso finalmente acabou, ela passou um pequeno vídeo e pediu que sentássemos novamente em grupo para conversar sobre ele. E agora ela pediu que nós expuséssemos nossas opiniões para todo o grupo.
O problema é que todo mundo quer falar. Todo mundo quer ter a sua vez. Todo mundo quer mostrar que é o melhor dentro desta sala. Todo mundo está falando ao mesmo tempo e a entrevistadora precisa dividir a atenção para que possa ouvir cada um!
E, por mais que saibamos que temos que falar, que esta é a oportunidade que temos de mostrar quem somos e do que somos capazes, nem sempre conseguimos dar conta!
Eu, por exemplo, sou muito envergonhada, muito mesmo! Então eu estou praticamente calada desde que a entrevista começou!
Eu até falei um pouco quando a gente teve que se apresentar, e também quando tive que falar dos concorrentes (ou melhor, candidatos como a entrevistadora insiste em dizer)... Só que eu não falei muito. Principalmente agora que a conversa foi aberta e temos que falar alto para poder ganhar a vez.
Neste momento eu simplesmente não estou falando nada!
Só balanço a cabeça quando concordo com alguma coisa que outra pessoa fala... Mas não sei como falar, não sei como me sobrepor a todo esse falatório dos outros candidatos.
Eu sei que não é a melhor tática, imagino que o rapaz esteja anotando tudo o que a gente diz no caderninho que está nas mãos dele, e, com certeza, ao lado do meu nome vai estar em branco, ou talvez ele escreva "Será que ela muda? Por que ela não fala nada e só balança a cabeça?"
De repente, percebo que as pessoas estão se levantando e fico confusa.
Apesar de eu não falar nada, eu estava prestando atenção a tudo o que era dito, mas quando comecei a refletir sobre esse tipo de entrevista, eu acabei viajando e não ouvi mais nada. Ou seja, eu não faço ideia do porquê todo mundo está levantando.
VOCÊ ESTÁ LENDO
E agora?!
Short Story8 contos 8 casais diferentes 8 situações estressantes Será que, no momento em que mais precisamos de ajuda, podemos encontrar o amor?