Quando todos se acalmaram da agitação da noite, Dawn de dedos rosados, a filha da manhã, já começou a aparecer na extremidade do horizonte.

Euríloco toma seu lugar habitual na proa. Ele pode estar incomodando Circe, mas você sabe que, por baixo da casca dura, ele é um bom homem. Um homem realmente bom. Nascido e criado em Ítaca. Sua família era amada por muitos na ilha: sua mãe era a melhor pescadora do mar Jônico, seu pai o entalhador que enfeitava seu trono com as esculturas mais requintadas e delicadas que você já viu. O homem trabalhou nas decorações durante meses, formando carinhosamente cada peixe mítico, cada ostra, cada escama, depois revestindo tudo com folhas de ouro tão finas que você tinha que se lembrar de respirar na primeira vez que pôs os olhos no trono.

Euríloco foi um dos primeiros a se juntar à sua frota quando você partiu para Tróia. Ele deixou para trás um marido e dois filhos pequenos, então você sabe o quanto voltar para casa significa para ele – e, no entanto, ele nunca reclama, nunca um suspiro nostálgico escapa de seus lábios. Ele salvou sua vida mais de uma vez, e você sabe que ele fará isso de novo se for preciso, mesmo que isso signifique se sacrificar.

Apesar de todas as perdas que você sofreu no caminho de volta, a sorte deve ter sorrido para você para você ainda estar navegando com uma tripulação tão digna.

Demódoco já está dormindo com as costas contra o mastro, e Ajax começou a polir sua espada, uma montanha de um homem encolhido sobre ela, fazendo a lâmina gigante parecer um brinquedo de criança. Seu cabelo está pendurado em uma longa trança de rabo de peixe na espinha. No primeiro dia em Tróia, ele prometeu não cortar novamente até ver as margens de casa.

Polyxena recuou para o interior do navio para dormir alguns momentos.

Você está prestes a fazer o mesmo, quando vê Circe parada na amurada, olhando para o mar. Suas sobrancelhas estão franzidas, seus ombros tensos.

Uma feiticeira problemática raramente anuncia notícias alegres, então é melhor você ir até ela e ver o que está acontecendo.

A ira de um DeusOnde histórias criam vida. Descubra agora