11)Entender a Depressão

0 0 0
                                    

Não sofro de depressão mas dado o estado do mundo estes últimos anos e o aumento dos casos de ansiedade e depressão devido à pandemia (ou tornados mais evidentes graças a), decidi pesquisar estes temas e partilhar as minhas experiências apartir das minhas crónicas.

Mas para falar sobre depressão, excepto em uma fase da minha vida em que caí mesmo no fundo de um poço de letargia e infelicidade, em que vivia numa casa não minha após o divórcio dos meus pais.

Em que o mais-que-tudo do meu guardião mostrou-ae tão mau como o anterior e levou a um constante vai e vem.
E em que estavamos sempre a mudar de casa quando possível arranjar uma para duas pessoas...

Aínda hoje não sei a exacta razão para o que descrebo como uma crise de ansiedade ou "curta depressão".

Se retirarmos esta fase da minha vida, o único exemplo que posso dar é do que aprendo online e por palavra de boca.

Eu sempre considerei depressão como o próximo passo a dar a seguir à ansiedade, e tal sempre me assustou. Preocupava-me que iria ficar um dia tão ansiosa que passava a ter depressão e apesar de ambos os casos serem igualmente tenebrosos, eu não queria caír num buraco sem saída.

Sendo assim, a depressão pode ser explicada de uma forma simples. Estes factos não irão representar os que sofrem ou fazer juz ao seu sofrimento de todo, mas para quem olha de fora, pode ajudar-nos a entender melhor e a ajudar.

A depressão é uma sugadora de energia, esperança e propósito, daí fins extremos lhe serem associados.
Tal torna difícil ao sofredor tomar os passos que o possam ajudar a lidar com a patologia.

Por vezes pensar em fazer coisas positivas como passar tempo com amigos ou investir tempo em actividades diferentes poderá parecer impossível ou exaustivo.

A depressão também o afetará tanto psicológicamente como fisicamente.

A principal diferença entre depressão e ansiedade é que a última centra-se em pensamentos do que poderá acontecer e uma apreensão por tais eventos. A depressão é literalmente um sentimento constante de tristeza profunda.

Alguns sinais por vezes partilhados entre as duas podem ser fadiga (aumentada na depressão), mudanças de apetite, insónia, inabilidade de estar quieto ou em ter pensamentos coerentes e sentimentos de culpa e desprezo por si mesmo.

15/01/2022

Crónicas de uma Mente TranstornadaOnde histórias criam vida. Descubra agora