6)Depressão de Natal

1 0 0
                                    

Nunca se questionaram porque algumas pessoas odeiam o Natal? Ou são incapazes de sentir a alegria e o espírito natalício?

Aparentemente, segundo um artigo brasileiro do "Portal da Diálise" , pode ser uma condição denominada 'Christmas Blues' ou 'Depressão de Natal'.

Claro que eles focam-se mais nos pacientes com problemas renais mas qualquer um com uma predisposição à depressão acaba por afundar-se nessa frieza.

Sentimo-nos sós, desamparados e desanimados.

Mas antes de assumir-mos que temos depressão e é por isso que estamos tristes durante épocas festivas, mesmo sem serem o Natal, existem aínda outros factores.

Debilidades tornam difíceis a apreciação de tradições, festas; a energia extensa assim como a imensa alegria dos outros pode ser avassaladora.

Claro que para quem tem uma família a cuidar ou está a passar por momentos difíceis, também está propenso a não conseguir usufruír da diversão e dos doces festivos pois o final do ano está a chegar, depois vêm os aumentos do ínicio do novo ano que são por vezes a segunda parte sendo a primeira inflação durante o Ano Novo... e temos que pensar em presentes, doces, decorações, faturas, dívidas, é demasiado. É demasiado durante o ano inteiro, é esmagador no final quando deviamos poder descansar durante uns segundos.

Falando em razões mais íntimas, a pressão para que tudo fique pronto aumenta e então os ansiosos crónicos ficam mais ansiosos.
Os introvertidos, anti-sociais ou simplesmente pessoas mais reservadas são sobrecarregadas graças à parte mais importante do Natal, 'a família' .

No culminar de toda esta confusão poderão existir crises existenciais especialmente se contar-mos com a vida profissional sempre a bater-nos na nuca (isto inclui os estudantes) e até mesmo ataques de pânico mesmo que silênciosos no meio de um tradicional jantar de família, que nem sabemos de onde vem esse pânico, porque adoramos estar com eles!

Ou não... também podemos estar fartos da hipócrisia familiar que ocorre uma vez por ano, das brigas ou dos comentários desnecessários e por vezes ofensivos disfarçados como piadas.

Por vezes o Natal pode fazer-nos sentir tristes, miseráveis, confusos e sem esperança. Indiferente à faixa etária.

10/12/2021

Link para o artigo: https://www.portaldadialise.com/articles/a-depressao-no-natal

Crónicas de uma Mente TranstornadaOnde histórias criam vida. Descubra agora