Minha mãe sempre diz que educação é o que vai mudar o mundo. Faz um tempo que eu comecei a duvidar dela...
Com os ombros pesados de exaustão, eu me encosto na porta do metrô lotado. A mochila pesa nas minhas mãos, mas não mais do que o medo de que o dia seguinte seja igual a esse. Se for, eu não aguento mais uma semana naquela cidade fedorenta e cinza, longe da minha mãe e minha irmã. Engulo em seco, porque sei que ela faz de tudo para me manter em um lugar onde eu possa conseguir mais da vida. Escola de manhã, o trabalho na distribuidora de tarde, o cursinho da Planalto de noite...
Porra, com quatorze anos, é coisa demais para pensar.
O conector de áudio preso nas minhas têmporas chiam. São baratos, um cara nesse mesmo vagão me vendeu, mas deviam estar novos para dar problema. Saio da porta para alguém passar e me espremo mais, deixando um grupo maior entrar. O metrô acelera. Levo a mão neles para baixar o volume e vejo um pessoal ao redor olhar para cima, para a telinha que passa propaganda e sei o que é antes de ouvir.
— As inscrições para o vestibular da Planalto Central abriram hoje, às 18 horas, no site da autarquia organizada pelo Instituto Nembyai, em parceria com o Governo Federal. — A âncora do jornal das nove, na emissora de televisão do Governo, anuncia com um sorriso no rosto e olhos brilhantes de quem não tem a vida toda definida pelo que acabou de dizer. O telão em 3D atrás mostra o número de streamings simultâneos no canal do youtube da emissora, já passando de 50 milhões. — O prazo para pedido de redução ou isenção de taxa terminou essa semana e os resultados estarão disponíveis na área do candidato durante a inscrição. Todos os jovens de 13 a 19 anos, que estejam cursando o nono ano do fundamental, estão aptos a prestar a prova, sejam brasileiros nativos, naturalizados ou em situação de refúgio. Os documentos necessários estarão especificados no edital para cada situação. Para os refugiados que ainda não regularizaram a certificação nas fronteiras, em especial os grupos advindos da Guerra Civil argentina, é preciso abrir uma solicitação especial na aba "fale conosco" no site do Instituto Nembyai.
A câmera principal se movimenta para o outro âncora.
— O vestibular para ingressar na instituição de ensino no coração do cerrado brasileiro, em Goiás, é composto por duas fases. A primeira é a prova objetiva, com conteúdos de todo o ensino fundamental e redação no estilo ENEM. A segunda fase é discursiva, totalizando duzentas questões. Todos os candidatos são entrevistados por uma assistente social agendada. — As imagens do estúdio são substituídas por uma filmagem aérea editada das instalações externas da Planalto Central, filmadas com os drones federais. Eles mostram reuniões de turmas finais, onde alunos sorridentes mostram seus diplomas com orgulho e suas aprovações em faculdades estaduais, federais e no exterior. Eu sinto meu peito apertar. Faltam duas estações para eu sair. — A Planalto Central completa 72 anos de tradição como a instituição de ensino mais renomada do país, reconhecida entre as dez melhores em nível de ensino da América latina. A jóia da educação brasileira formou inúmeras figuras públicas, políticos, empresários e pesquisadores dos maiores tecnopólos do globo. — Imagens de grandes personalidades conhecidas pela mídia tomam a tela, revisitando reportagens antigas da mesma emissora. Todos filhinhos de papai, que não entraram por mérito ou bolsa, mas porque podiam pagar a mensalidade.
Um infográfico tridimensional e colorido flutua sobre as imagens de transeuntes caminhando nas maiores avenidas do país.
— Segundo dados da pesquisa de exportações tecnológicas, feita pelo IBGE no início do ano e que compara aos dados do início da década de vinte, constatou que hoje, cerca de 80% dos formandos com aptidão para ciências biológicas e exatas participaram ativamente das inovações tecnológicas da última década. — A voz da âncora ecoa novamente, sobre as imagens. — Os tecnopólos da Coreia do Sul, Japão, Índia, China e Nova Zelândia, que se tornaram os principais do mundo pela inovação em desenvolvimento sustentável, estão apinhados de formandos da Planalto Central, que também povoam institutos renomados dentro do Brasil. Já alunos que seguiram áreas em humanas ou linguagens são de grande valia para a reestruturação social, tão necessária nesse momento de mudanças e insatisfação popular, elevando índices de desenvolvimento humano, não apenas brasileiros, mas também dos nossos vizinhos na América do Sul. Em sua maioria, são alunos bolsistas! Os principais formandos em comunicação e artes, que se aproveitaram bem dos programas de integração com esportes, oratória, música e outros ofícios relacionados à mídia, renovam a esperança do povo brasileiro, sempre tão alegre e culturalmente múltiplo.
Tenho vontade de rir. É uma piada como tudo parece simples e fácil para quem entra. Como um sonho. Uma utopia. E claro, para um povo desesperado, depois da pior crise econômica do último século, de uma tentativa de golpe militar e tendo que conviver com guerras civis em quase todos os países vizinhos, sonhar é quase tudo o que resta.
A imagem volta ao estúdio da emissora, diante dos dois âncoras, mas mantém as imagens das instalações da Planalto Central no telão.
— É preciso lembrar que apenas 50 jovens terão a oportunidade de estudar no campus da Planalto por meio de bolsas. O projeto de ações afirmativas regionais, implantado a doze anos e associado aos critérios raciais e socioeconômicos, garantem que cada região do país tenha dez aprovados. As medidas, criadas após casos de xenofobia e racismo, visam promover a diversidade e a tolerância na instituição. — Conclui.
Mal dá para ouvir o que a jornalista fala enquanto o metrô anuncia a próxima estação. É a minha. Meu conector de áudio ainda está chiando, o que me causa uma dor de cabeça de merda, então tiro ele antes de sair.
— Cursar o ensino médio na Planalto Central é praticamente a garantia de uma carreira próspera e educação de qualidade, regida por professores renomados e conceituados internacionalmente. — Enfim, a jornalista abre um sorriso de orelha a orelha, que parece mais psicótico do que qualquer outra coisa. — Não percam o período de inscrição! A Planalto Central é a oportunidade de mudança, não apenas na sua vida, mas na da sua família e na de milhares de pessoas!
A porta abre na minha estação e o som da voz da âncora me acompanha enquanto saio. O tom me lembra de tudo o que eu minto para mim mesmo que posso me tornar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Planalto Central
Teen FictionA Planalto Central é um colégio interno de elite no coração de Goiás, em meio ao cerrado. Dona do segundo vestibular mais concorrido do Brasil, organizada pelo Governo Federal e regida pela maior empresa de tecnologia do país, ganhou fama por formar...