A conservação da área onde foi cometido o crime é providência que deve ser observada para a investigação de qualquer espécie de crime, por óbvio. Nesse local serão observados elementos e avaliados objetos que possibilitem a reconstrução da sequência dos atos do assassinato, bem como, evidências que identifiquem a vítima e o agressor.
Aqui, o investigador deve buscar pensar como o assassino para entender como e porquê se deu o evento. Portanto, a preservação do local do crime é de suma importância, do contrário, qualquer alteração do estado das coisas pode interferir negativamente na conclusão final.
A consequência da não preservação do local do crime seria a contaminação do mesmo. A subtração ou modificação de objetos e corpos do local do crime interferem diretamente na análise do que ocorreu ou na coleta de evidências. Certamente uma perícia será insuficiente ou mesmo induzida a erro se essa situação de alteração do ambiente e estado das coisas for permitida, de modo que o estabelecimento de conexões com outros crimes, identificação de testemunhas e de suspeitos e a verificação do modus operandi destes últimos restariam prejudicados.
Um local contaminado pode levar à condenação de pessoa inocente ou até absolvição do autor do crime por falta de provas. Essas possibilidades indesejadas levaram o legislador a incumbir à autoridade policial a tarefa de imediatamente, assim que souber da ocorrência do delito, preservar o local do crime, conforme dispõe o artigo 169 do Código de Processo Penal:
Art. 169. Para o efeito de exame do local onde houver sido praticada a infração, a autoridade providenciará imediatamente para que não se altere o estado das coisas até a chegada dos peritos, que poderão instruir seus laudos com fotografias, desenhos ou esquemas elucidativos.
Parágrafo único. Os peritos registrarão, no laudo, as alterações do estado das coisas e discutirão, no relatório, as conseqüências dessas alterações na dinâmica dos fatos (BRASIL, 1941).Tal preocupação, como se vê, foi inclusive expressa na legislação, tamanha importância para a investigação e solução dos crimes. Contudo, mesmo com toda essa preocupação legal e certamente cuidado observados pelos profissionais atuantes, em certas situações, quando da localização da cena do crime, algumas considerações devem ser feitas, especialmente quando o local a ser analisado for aberto e sujeito a interferências de ordem variável, como, por exemplo:
atuação da própria natureza pode mexer nas evidências e localização original de objetos e corpos (ex: vento, chuva, animais);
a presença das próprias pessoas investigando, jornalistas, podem contaminar a cena, de modo que, é prudente permitir o acesso ao local somente de pessoas que sejam necessárias ali;
deve haver paciência na coleta de indícios, seja por eles serem frágeis ou por poderem passar despercebidos.
Destarte, num primeiro momento, o investigador deverá contemplar a cena do crime em sua totalidade, sem tocar em nada. Tirará fotos e fará anotações referente a disposição e postura do corpo da vítima e localização de objetos. Em seguida, os objetos relacionados ao crime deverão ser recolhidos e acondicionados de forma a serem preservados para futura análise pericial, caso necessário. Também recomenda-se que sejam tiradas fotos dos objetos recolhidos, marcando-se o dia e a hora.
Obviamente que, a despeito da imperiosa necessidade de preservação do local do crime para a obtenção de provas com o fim de elucidação do crime e identificação dos criminosos, existirão situações em que deverá ocorrer a modificação do ambiente ou entrada de pessoas antes da realização de perícia. São elas:
prestar primeiros socorros às pessoas feridas;perseguição e prisão de suspeitos;evitar que outros tipos de situações perigosas ocorram, como vazamento de água, incêndio, busca por explosivos e etc, ou seja, tudo o que possa danificar o ambiente e provas deve ser impedido justamente para preservação do local;se a situação perniciosa já está em andamento, os objetos e corpos devem ser removidos do local do crime, pois assim algumas evidências importantes podem ser salvas e ainda serem de utilidade para a perícia;remoção de corpos e objetos que impeçam o acesso ao local do crime ou outras evidências (exemplo: telhado desaba sobre parte do local do crime e os detritos devem ser removidos para permitir acesso às provas ainda intactas).
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Perfil Psicológico Dos Assassinos Em Série
Misteri / ThrillerO objetivo deste trabalho é identificar e compreender a origem do comportamento do assassino em série e destacar as características comuns entre os serial killers. O trabalho faz uma abordagem dos métodos de investigação aplicados nos crimes pratica...