Naqueles dias Israel se encontrava em guerra contra os filisteus, e eu estava no campo cuidando das ovelhas, quando meu pai Jessé, mandou me chamar.
* – Pegue dez quilos de trigo torrado e estes dez pães e vá depressa levar para os seus irmãos no acampamento. Leve também estes dez queijos ao comandante. Veja como os seus irmãos estão passando e traga uma prova de que você os viu e de que eles estão bem.
Como meu pai disse, assim eu fiz, sem imaginar que naquele dia eu não só venceria um gigante mais também faria um grande amigo.
Ao chegar na batalha entrego aos meus irmãos aquilo que meu pai havia mandado e enquanto eu estava falando com meus irmãos, um homem de grande estatura saiu do exército dos filisteus para afrontar a Israel.
Assim que ele acabou de falar, pude ouvir uma conversa entre dois soldados que diziam assim;- Há quem ferir aquele homem, o Rei dará muitas riquezas, além da mão de sua filha em casamento fora outras regalias. E ao ouvir isto, eu disse:
* – O que ganhará o homem que matar esse filisteu e livrar Israel desta vergonha? Afinal de contas, quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo? - Meu irmão Eliabe mais velho, acabou me repreendendo, mais não me importei, pois não estava fazendo nada de mal, então fui até o Rei Saul e lhe disse:
* – Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse filisteu! Eu vou lutar contra ele.
* Mas Saul respondeu:
* – Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho, e ele tem sido soldado a vida inteira!
* – Meu senhor, – disse Davi – eu tomo conta das ovelhas do meu pai. Quando um leão ou um urso carrega uma ovelha, eu vou atrás dele, ataco e tomo a ovelha. Se o leão ou o urso me ataca, eu o agarro pelo pescoço e o golpeio até matá-lo. Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo. O SENHOR Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu.
* – Pois bem! – respondeu Saul. – Vá, e que o SENHOR Deus esteja com você!
Em seguida o Rei quis me vestir com a sua armadura, mais era ela grande demais para mim. ( Entendemos aqui que nem sempre aquilo que serve para o outro irá servir para nós. Nós somos chamados e capacitados para diferentes propósitos e cada um deles tem a sua importância. Por isso não queria se comparar com A ou com B mais faça aquilo que Deus te chamou pra fazer, fazendo sempre o seu melhor. )
Tendo fé no SENHOR, me dirijo para o rio colhendo em seguida 5 pedrinhas. Assim vou em direção ao soldado com a minha funda e o meu cajado.
Quando ele me vê vem andando em minha direção e eu sigo na direção dele até que ele diz:* – Para que é esse bastão? Você pensa que eu sou algum cachorro? - Em seguida rogou a maldição dos seus deuses sobre Davi e o desafiou, dizendo: – Venha, que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem.
* Davi respondeu: – Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. Hoje mesmo o SENHOR Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça. E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos.
Assim Golias se levantou e veio em minha direção, mas eu me apressei e fui ao encontro dele pegando assim uma pedra de dentro do meu alforge e lha atirando com a minha funda na direção dele.
E com um tiro bem certeiro, a pedra fica encravada na testa do meu oponente e ele vem ao chão, vendo a derrota do inimigo do povo de Israel, o exército tanto de Israel quanto de Judá se alegram e perseguem aos nossos inimigos causando grande destruição entre eles.Quando voltei da guerra o capitão do exército de Israel veio ao meu encontro e me levou para falar com o Rei Saul que me perguntou;
* – Rapaz, quem é você? – Sou filho do seu criado Jessé, da cidade de Belém! – respondeu Davi.
( REFLEXÃO )
Deus tem a sua maneira de agir.
Davi não iria a guerra por conta da sua pouca idade, no entanto, Deus faz com que Jessé o envié a guerra e justamente quando ele chega lá o filisteu Golias mais uma vez vem afrontar o povo de Deus.
Aos olhos de todos que estavam ali de maneira nenhuma Davi poderia derrotar aquele gigante, mas aos olhos de Deus aquele que enxergavam como menino era um guerreiro.
Diante das muitas batalhas que enfrentamos ao longo da nossa caminhada, muitas vezes pensamos como o povo de Israel, que nunca iremos vencer os nossos
gigantes.Nos esquecemos assim como o povo que Deus está do nosso lado e que nossa força e total capacidade vem d'Ele.
Davi não matava o leão e os ursos com a sua própria força, mais com a força que Deus lhe dava.
Com ajuda do nosso Deus vencemos qualquer batalha.
Outro ponto é que em meio a uma guerra Davi iria conhecer a Jônatas, aquele que se tornaria o seu melhor amigo.
Os nossos verdadeiros amigos são aqueles que Deus nos apresenta, pois além de nos ajudarem ao longo da caminhada, nos aproximam mais d'Ele e a partir daqui aprenderemos o que de fato é ser um verdadeiro amigo.
Todos os parágrafos que estão com está (*) estrelinha são retirados da Bíblia numa versão atual.
Fiquem a vontade para comentar e se gostarem não esqueçam de dar estrelinhas.
Que Deus abençoe vocês. ❤️