The Who é uma banda britânica, mais necessariamente da área de Shepherd's Bush em Londres, formada originalmente (isto é, com os quatro membros originais) em 1964.
A banda é, na verdade, a mistura de outras pequenas bandas da época (falaremos disso mais tarde), porém, quando estes quatro malucos tocaram todos juntos pela primeira vez, perceberam que era coisa do destino e que eles precisavam de uma banda com aquela formação! Digamos assim: eram quatro esquisitões excluídos que, juntos, fizeram maravilhas!
Durante um curtíssissimo período em 1964, a banda foi chamada de The High Numbers, uma gíria pertencente à subcultura mod, que estava crescendo em Londres e que o empresário da banda da época queria muito que ela fosse representante. Porém, o nome não colou, afinal, antes disso, eles já haviam se chamado de The Who por um tempo e o nome foi tão impactante que eles decidiram voltar a usá-lo (não é à toa que hoje ouvimos My Generation do The Who, e não My Generation dos High Numbers, né não?). Então, desde 1964, eles são conhecidos como The Who. Por isso, quando alguém que não os conhece vira e fala "quem?" é seu dever como fã responder "exatamente"...
Acima, quatro virjões, intitulados de The High Numbers, 1964.
A formação original consiste em (falarei sobre cada um dos membros em capítulos separados):
- Roger Daltrey nos vocais e no sex appeal;
- John Entwistle no baixo e nas histórias de assombração macabras;
- Pete Townshend na guitarra e nas viagens conceituais que ninguém entende;
- Keith Moon na bateria e nas explosões.Assim, os quatro tocaram juntos até 1978, quando, infelizmente, Keith Moon precisou bater as botas...
Acima, uma foto do The Who c. 1965. Da esquerda para a direita: Roger, Pete, Keith e John.
Parece que não (é só olhar pra cara deles, parecem quatro bebês), mas esses caras são alguns dos músicos mais incríveis e maravilhosos que já pisaram na face da terra!
Agora, algumas fotos da banda ao longo dos anos:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia "The Who" Para Iniciantes
ComédieSe você é novo nesse universo chamado "ser um fã de The Who" (um caminho sem volta) e ainda não sabe tanto sobre eles, este livro é para você! Se você não sabe nada sobre eles, nunca ouviu nem uma música, mas está com vontade de conhecer, este livro...