Um primeiro conselho para quem deseja construir um futuro sólido financeiramente é controlar os seus gastos. São eles que definem como uma pessoa estará em termos financeiros num futuro próximo. Faça um balanço do quanto ganha por mês para ter domínio sobre as suas economias e corte gastos supérfluos, como comprar o último lançamento da Apple, entre outros. Comece a aumentar a sua renda investindo em ativos, para que estes possam cobrir o custo do último lançamento da Apple. Isso mesmo: o ativo em que investir pagará por si. Ele fará o seu dinheiro trabalhar para si. Por mais fácil que pareça, muitas pessoas não conseguem ver isso e não conseguem arcar com essa realidade, que é a melhor opção. Muitas preferem apenas gastar o seu dinheiro em supérfluos, em vez de comprar ativos e fazer com que estes adquiram os supérfluos que desejam. Para quem faz isso, como Robert Kiyosaki, considero que está preso na "corrida dos ratos", pois trabalha para o dinheiro e acaba gastando-o em supérfluos, repetindo esse ciclo todos os meses e, no final, ficando sem poupanças e economias para o futuro.
Uma pessoa com Educação Financeira investiria esse dinheiro em ativos, como num negócio, em ações, no mercado financeiro (câmbial), imóveis, entre outros, e faria o seu dinheiro trabalhar para si, obtendo uma renda extra, permitindo assim comprar supérfluos e reinvestir outra parte do rendimento.
Esta tarefa é muito simples e é uma recomendação que faço a todos os que estão a ler este pequeno livro: controle os seus gastos, gaste de maneira racional e invista em ativos.
Defino ativos, tal como Kiyosaki, como tudo que coloca dinheiro no nosso bolso ou que faz o dinheiro gerar mais dinheiro.
Portanto, como um início para uma pessoa com Educação Financeira básica: CONTROLE OS SEUS GASTOS e invista o seu dinheiro em ativos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Para jovens e quem deseja ter uma instrução financeira
Non-FictionManual para quem deseja obter instruções financeiras! Escrito por um jovem que está no caminho de se tornar financeiramente independente, passando informações úteis a quem deseja ter uma instrução financeira!