Como inventar sua história

1 0 0
                                    

O autor do grande sucesso IT A COISA é mencionado ao comparar histórias a fósseis. Como assim? o processo de desenterrá-las é tão importante quanto o de criá-las. Eis que Stephen Koch  nos apresenta as ferramentas necessárias para desenterrar as histórias. 

Pronto para conhecer uma por uma? 

Encontre motivação 

Como leitora fiquei um tanto surpresa ao ler o seguinte: mostrar como as personagens são, qual é a sua aparência ou o que elas sentem tem importância secundária. É preciso mostrar como elas agem. 

Parece bem óbvio né? mas é um detalhe que passa despercebido e olha que nos deparamos com trechos de filmes, séries, animes e demais produções cinematográficas nas plataformas digitais. E o que eu mais reparei depois disso é que todos os que assistem esperam que cada personagem toma atitude, não seja uma '' planta'' como aqueles que vão para um reality show e dá uma de figurante ou parte do cenário. kkkk. Qual você lembrou? kkkkk 

Falta nelas a palavra chave dessa primeira ferramente. MOTIVAÇÃO. Para Kurt Vonnegut a motivação é o ponto de entrada de toda história. Este escritor em questão faleceu em 2007 e costumava dizer aos seus alunos de redação criativa que fizessem seus personagens querer algo de imediato. '' Ainda que fosse um copo d' água. 

Em uma entrevista ele alega que a motivação leva ao conflito, e o conflito é a chave do drama, Sabia que havia alunos que não o faziam? diziam que não armavam conflitos porque na vida moderna, as pessoas, os evitam. Em resposta, o autor respondia:

" Isso é preguiça. '' 

E tem mais ein?! segundo ele,  é tarefa do autor armar confrontos, criar oportunidades para que as personagens digam coisas surpreendentes e reveladoras para que nos instruam e entretenham a todos. Se um escritor não faz isso, ele deve abandonar o ofício. 

O tipo de motivação e a natureza de seu resultado cabem inteiramente ao escritor. Pode ser cômica ou trágica, tola ou sublime, cataclísmica ou microscópica, e ao descrevê-la o artista vivencia e encontra seu estilo e sua identidade.

Procure um começo - ou um fim.

Melhor ainda, os dois. - Uma história- qualquer história - conta com uma sequência de eventos. Esses eventos acontecem no tempo. o é preciso começar no exato início da seqüência.

Stephen ressalva que é preciso partir de algum ponto. Em seguida, é preciso avançar para um fim. Uma noção clara de onde começar, acompanhada mais cedo ou mais tarde de uma forte sensação de onde terminar. Pois segundo ele,  desempenha um grande papel em dar forma ao que você está escrevendo, seja o que for.

No final da página 19 o autor faz uma observação interessante: 

Mesmo quando começam suas histórias com apenas uma frase, os escritores sentem que essa é a frase de abertura, uma frase que os impulsiona para o que vem em seguida. A intuição é tudo aqui. Antes de saber com exatidão como é a história, você pode não ter certeza logica de que um dado momento representa o inicio ou o final. É PRECISO SENTIR. A DEQUAÇÃO QUANDO TIVER CHEGADO AO FINAL E CONTADO A HISTÓRIA. CONFIE NISSO. ATENTE-SE A ISSO. DEIXE QUE SEJA SUA ESTRELA-GUIA.  


A arte da ficção segundo Stephen KochOnde histórias criam vida. Descubra agora