Um escritor deve escrever sempre.
Enquanto faz o trabalho principal, prepare seus cadernos. É preciso estar o tempo todo ''preparando'' e ''preparando'' mais do que um projeto. Em qualquer momento da vida, deve estar elaborando algum projeto importante. Mas outras possibilidades também precisam germinar na retaguarda literária, que é o caderno do escritor.
Citação de Paul Johnson:
'' O ofício do escritor não deve resumir-se a determinados livros ou projetos. O insumo deve ser continuo. Tudo é água para moinho. Ele deve treinar-se para observar e registrar. É essencial ter cadernos de anotação e sempre levar um consigo. A regra deve ser: ANOTE IMEDIATAMENTE!. Nunca confie na memória. Ponha tudo no papel.''
Anotem qualquer coisa. Escrevam com sinceridade. Escrevam do seu ponto de vista, com sua própria voz, e o texto acabará ganhando forma. O bloqueio do escritor não existe. Os escritores adoram deixar tudo para amanhã, e os cadernos são seu lugar favorito para fazer isso. A sensação de rascunhar anotações num caderno é muito semelhante à de escrever de verdade. Quando você percebe que o caderno é mais útil depois começou a escrever o texto principal, o perigo diminui um pouco. Mas você vai precisar do caderno.
O caderno pode ser de inestimável ajuda para manter o escritor em atitude quando está bloqueado. Nunca tente pensar numa solução para algum problema sem a ajuda da palavra escrita. escreva sua solução - no caderno. Se ficar paralisado numa cena ou personagem, recorra ao doce anonimato do caderno e exponha exaustivamente o problema.
Suas anotações podem inicialmente parecer aleatórias - aleatórias demais para serem usadas Mas se você se mantiver alertam esses vestígios de entusiasmo vão começar, mais cedo ou mais tarde, a formar um mosaico revelador de seus interesses pré-conscientes e permanentes.
Quando uma idéia persistir a ponto de tornar-se importante para você, abra um caderno só para ela. Se você trabalho no computador, abra um arquivo novo. Ponha nele todas as ideias, intuições e fragmentos de pesquisas e todas as frases sinuosas e aleatórias que se formem em sua mente. Se você usa papel, não deixe as folhas soltas. NÃO JOGUE NADA FORA.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A arte da ficção segundo Stephen Koch
RandomRegras para o escritor, retirados do livro: OFICINA DE ESCRITORES - UM MANUAL PARA A ARTE DA FICÇÃO.