* FAÇA
A única coisa que realmente importa no tocante à primeira versão é concluí-la. Voce está procurando a sonoridade e a forma de uma história, e é somente nessa versão que poderá encontrá-las.
Então, mãos à obra.
* FAÇA logo
Stephen King é reconhecidamente um escritor prolífico, afirma que o trabalho de escrever a primeira versão nunca deve ultrapassar uma estação ano; três meses, talvez quatro. Se houver algo que exija um tempo longo, deixe para a segunda versão, se possível, de uma vez. depois prossiga para versão final num impulso único e contínuo.
Não tem tempo? arranje. isso é essencial.
Se você tem um emprego ou grandes responsabilidades pessoais que consomem seu tempo, é claro, que vai demorar mais. Mas se não arranjar tempo, não escreverá nada. E saiba: todo escritor, por mais famoso ou produtivo que seja, luta a vida inteira para conseguir tempo para escrever e preservá-lo. Não é difícil só agora. Será difícil sempre.
E, por enquanto, nem pense em perfeição. Neste momento, a perfeição é sua inimiga, simplesmente porque é um obstáculo à conclusão do texto. Como diz Anne Lamott;
" Escreva tudo, despeje-se na página. Depois tire os excessos, o mais que puder. ''
'' Escreva do modo mais livre e rápido possível.'' (John Steinbeck) '' Não corrija nem reescreva nada antes de terminar. Reescrever durante o processo costuma ser uma desculpa para não prosseguir. Também interfere no fluxo e no ritmo. ''
Quando tiver terminado tudo, volte para lá; talvez voce descubra que todo o problema era que ela não se encaixava naquele ponto. Ou volte para o caderno e escreva o caminho de volta ao texto principal o mais depressa possível.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A arte da ficção segundo Stephen Koch
RandomRegras para o escritor, retirados do livro: OFICINA DE ESCRITORES - UM MANUAL PARA A ARTE DA FICÇÃO.