Capítulo 01 - Lutas diárias

35 5 153
                                    

"A cidadela toda estava ansiosa pela chegada daquele enorme navio! Mal chegou o dia e todos estavam querendo entrar naquele enorme navio."

Naquele agitado ano de 1779, era marcada pela Era das Navegações. A colônia de Portugal na América do Sul era marcada por grandes viagens, em decorrência de seu vasto território, podendo sair de qualquer porto próximo do local que você gostaria de ir. As famílias ricas, claramente estrangeiras, visitavam o Brasil e amavam as terras, e imaginavam-se sendo donos de parte das terras. A capitania brasileira mais visitada era a Capitania de São Vicente 1, já que São Vicente era divididos em dois, mas a primeira era a mais visitada.

Saindo de São Vicente, várias pessoas aproveitaram por estarem no mês de janeiro, a estação mais quente do hemisfério sul, para passearem nos navios. Várias pessoas viram cartazes espalhados pelas ruas do país um anúncio falando sobre uma viagem que o navio, batizado de Thezin-779, saíra da Capitania de São Vicente 1, e ia em direção a Brest, uma cidade do Reino da França. A passagem estava pela metade do preço do costume dessas longas viagens e tinha data marcada para sair: dia 28 de janeiro.

A viagem atraiu várias pessoas do país, principalmente os habitantes da capitania de onde essa embarcação estará partindo.

E nessa capitania, há uma cidade bem pequena, o suficiente para atrair quase todos os habitantes locais, chamada São Sebastião. Na praça da cidade, três senhoras estavam sentadas na praça conversando e fofocando sobre a vida dos outros.

— Vós vides o anúncio do navio Thezin-779? Não imaginas a vontade de ir na hora para ir a embarcação que tive. - Fátima diz toda empolgada.

— Ai, Fátima! Não é bem assim que acontece, pois. Além disso, a viagem irá acontecer no dia 28 de janeiro, daqui a alguns dias. Mas tenho que confessar que tenho muita vontade de ir, mas temo que meu marido não queria que eu vá. — Dolores diz.

— Não sei vós, mas tenho medo de um terrível mal que suceda dessa viagem. — Tânia diz.

— Como tu és negativa, Tânia. Não ensinaram-te a ser positiva a essas horas? Não tens Deus no coração? — Fátima pergunta.

— Tenho Deus em meu coração, mas que tenho medo, eu tenho. — Tânia diz. — Mas tu viste a novidade?

— Qual? — Dolores e Fátima perguntam ao mesmo tempo.

— Que há sodomitas nesse lugar. — Tânia diz e elas fazem cara de nojo.

— Sodomitas? Deus me livre dessa gente! Quero-os bem longe de mim! — Dolores diz.

— Longe de nós! — Tânia diz e as outras concordam.

Sodomitas é um termo que as pessoas usavam para se referir a casais gays e lésbicas. Apesar do enorme preconceito, nenhuma delas se expressavam diante deles, pois assim como eles, elas também não tinham vozes perante a sociedade.

E uma coisa que deixava a cidade com um toque a mais de inferno, havia um enorme números de escravos, comentários principais das fofocas delas.

— Os sodomitas vão a essa viagem? — Fátima pergunta.

— Não sei sobre isso. Eles nem se expressam sobre seus interesses publicamente. — Tânia diz.

O Trágico Naufrágio do Thezin-779Onde histórias criam vida. Descubra agora