Era uma vez, em uma região do mundo Pokémon chamada Sinnoh, um jovem treinador Pokémon chamado Erzo enfrentou o desejo de seus pais de seguir uma vida pacata e normal, que consistia em cursar o ensino superior, encontrar um emprego e morar em alguma cidade vizinha enquanto trabalhava. Em vez disso, ele decidiu seguir a vida de treinador Pokémon por um ano inteiro, com a promessa de que, se conseguisse se tornar o campeão da região, poderia continuar a jornada Pokémon até o fim de seus dias sem impedimento algum por parte deles.
Infelizmente, ele acabou perdendo a Liga, não chegando nem mesmo às quartas de final. Ele nunca teve jeito para batalhas Pokémon e muito menos para treinar adequadamente seus Pokémon, apesar de amá-los muito e dar a eles tudo o que fosse necessário para que conseguissem ir o mais longe possível. Mesmo assim, viajou pela região, enfrentando os líderes de ginásio, e sentia que já tinha feito sua parte. Aceitou que seu destino não era ser treinador Pokémon.
Mas o destino tinha outros planos para ele. Ele acabou encontrando um treinador Pokémon de uma região distante que não só venceu a Liga, enfrentando os melhores treinadores daquele ano, mas chegou a enfrentar a elite dos quatro, chamado Hanito. Não se sabe se ele chegou a enfrentar a campeã de Sinnoh, conhecida por ser uma das mais fortes treinadoras do mundo, pois ela levava uma vida discreta. Qualquer batalha oficial com vitória dela não era noticiada, mas uma derrota certamente seria, o que nunca aconteceu.
Os destinos dos dois treinadores se entrelaçaram em Jubilife, onde o jovem estava iniciando sua jornada. Seu parceiro inicial era um tímido burmy macho que o acompanhava desde a infância e nunca tinha participado de uma batalha Pokémon de verdade. Ambos haviam sofrido uma derrota para Hanito, que claramente possuía uma vasta experiência em combate.
Depois de perder a batalha, Hanito confortou o iniciante com uma lata de limonada que tinha consigo e um sorriso acolhedor. Foi um momento simples, mas que permaneceu na memória do perdedor para sempre. Dali em diante, Hanito e Erzo se tornaram amigos e começaram a viajar juntos por Sinnoh. Durante essa jornada, o novato aprendeu as nuances do treinamento de Pokémon e ficou maravilhado com as paisagens naturais da região. Sinnoh é uma terra de clima ameno dividida por uma cordilheira de montanhas que, segundo lendas antigas, abriga os deuses Pokémon no topo de seu cume.
Hanito tinha um Medicham que treinava com os outros Pokémon de ambos, incluindo o tímido Burmy de seu amigo, que logo evoluiu para um Mothim.
Erzo, aos poucos, foi ganhando confiança em suas habilidades de batalha e aprendendo a treinar seus Pokémon com mais eficiência, graças à amizade e à orientação de Hanito. Apesar de ser mais velho do que seu amigo de caminhada, ele era muito mais inexperiente em batalhas e desafiava os líderes de ginásio duas ou três vezes antes de conseguir a insígnia, enquanto Hanito conseguia vencer na primeira tentativa graças à sua grande habilidade.
A admiração sincera que Erzo sentia pelo amigo foi se transformando em algo mais profundo em seu coração, especialmente quando via o sorriso iluminado de Hanito, que o encorajava a seguir em frente. E essa admiração sincera foi se transformando em algo diferente em seu coração, especialmente quando via o sorriso iluminado de seu amigo de jornada, que lhe dava mais confiança para seguir em frente. Prezava muito a amizade que tinham construído, mas o outro sentimento se enraizava com mais vigor em seu coração a cada dia. No entanto, eles continuaram a aprender juntos enquanto viajavam por Sinnoh, admirando as belezas naturais da região e enfrentando desafios juntos.
Um dia, encontraram um grupo de treinadores desonestos que estavam maltratando seus Pokémon. Hanito imediatamente interveio, tentando parar o abuso, levando até socos e pontapés deles por ter se recusado a batalhar contra os pokémon deles, muito maltratados e debilitados pelas técnicas violentas de treinamento empregadas; mas Erzo ficou com medo dos treinadores, e preferiu se afastar da situação, até que as policiais Jenny que tinha contatado chegaram e deram conta da situação.
Hanito ficou irritado com a covardia de Erzo e o acusou de não se importar com o bem-estar dos pokémon, enquanto que o outro se sentiu julgado e incompreendido por ter não ter agido com mais vigor. Os dois acabaram discutindo feio, e acabaram por seguir caminhos diferentes por um tempo, para esfriarem suas cabeças. Erzo se sentiu mal por ter deixado Hanito sozinho na situação, enfrentando pessoas perigosas, mas também se ressentiu por ter sido julgado sem compreensão.
Após semanas separados, Erzo finalmente reencontrou Hanito em uma pequena cidade de Sinnoh. Aparentemente, os dois amigos não tinham mais rancor um pelo outro, mas o clima ainda era um pouco tenso entre eles.
Foi então que o líder do ginásio local os abordou depois de ser vencido em batalha, pedindo ajuda para lidar com alguns contrabandistas que estavam vendendo pokémon ilegalmente. Apesar das diferenças, Hanito e Erzo decidiram ajudar o líder, e juntos enfrentaram os contrabandistas em uma batalha emocionante.
No final, os vilões foram presos e os pokémon resgatados. O líder do ginásio agradeceu aos dois amigos pela ajuda e, com um sorriso no rosto, convidou-os para um jantar em sua casa. Ali, finalmente se entenderam e se reaproximaram, lembrando dos velhos tempos e compartilhando histórias de suas jornadas. A partir desse dia, eles voltaram a viajar juntos, agora mais unidos e determinados a se tornarem os melhores treinadores de Sinnoh.
Depois de obter as oito insígnias necessárias, inscreveram-se na Liga Pokémon, e enfrentaram os melhores treinadores daquele ano em partidas sucessivas durante alguns dias. Haviam chegado até as oitavas de final, mas não tinham se enfrentado ainda, pois suas chaves de escolha eram distantes. Hanito havia sido bem-sucedido em sua batalha, classificando-se para as quartas de final, mas o treinador não fora tão bem, sendo derrotado por seu rival.
Hanito abraçou o amigo, tentando confortá-lo após a derrota. "Não se preocupe, você foi incrível", disse, sorrindo. "E mesmo que você volte para casa agora, saiba que nossa amizade é para sempre. E quem sabe um dia nos encontraremos novamente, lutando lado a lado na liga pokémon". Erzo sorriu, agradecido pelas palavras de Hanito; sabia que teria de voltar para casa e deixar sua vida como treinador para trás, mas pelo menos tinha feito um grande amigo e vivido experiências inesquecíveis. Enquanto se despediam, Erzo sentia um aperto no peito, sabendo que seria difícil seguir em frente sem a emoção das batalhas pokémon e sem a companhia de Hanito, principalmente.
Hanito comprou uma latinha de limonada numa máquina de lanches enquanto esperava sua vez nas partidas da liga pokémon. Ao encontrar o amigo, ofereceu a bebida com um sorriso. "Obrigado, Hanito", agradeceu, abrindo a latinha e tomando um gole. O clima entre os dois era alegre e descontraído, apesar da tensão da competição, e também pelos sentimentos no coração de Erzo.
Logo depois, Hanito foi chamado para sua batalha e Erzo foi se despediu do amigo na saída do estádio. Foi para a plateia, onde acompanhou as últimas batalhas de Hanito até se sagrar como campeão da liga, e depois de comemorarem junto de outros treinadores do feito, separaram-se.
Após sua jornada com Hanito, Erzo retornou para sua cidade natal e retomou seus estudos, cursando engenharia de materiais na região de Unova. Depois de se graduar, conseguiu um emprego na filial de uma grande empresa de tecnologia e inovação chamada Colress&CO., com sede em Sunnyshore. Ele se mudou para lá e passou a residir, mantendo uma rotina pacata, mas sempre levando seu time de pokémon consigo e aproveitando todas as oportunidades para treiná-los e aprimorar suas habilidades. Assim, ele seguiu sua vida, trabalhando no desenvolvimento de novos materiais e mantendo a paixão pelas aventuras e batalhas pokémon em seu coração. No entanto, seus sentimentos por Hanito foram esfriando gradualmente, tornando-se uma lembrança delicada e quase esquecida.
As coisas permaneceram dessa forma por alguns anos. Erzo progrediu na empresa, tornando-se gerente do departamento de gestão e administração, e começou a viajar para outras regiões do mundo Pokémon, onde a empresa tinha frentes de trabalho. Em uma dessas viagens, ele foi para a região de Hoenn, terra natal de Hanito, e seu coração se encheu de esperança pela possibilidade de reencontrá-lo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Sorriso
RomanceUm sentimento que nasce com um sorriso pode perdurar por quanto tempo? Talvez um dia, ou dois. Semanas ou meses. Mas com Erzo durou anos. Adormecido. Porque tinha se separado de seu parceiro de jornada pokémon, Hanito, por quem era secretamente apa...