1-VELHO SATÂNICO
A Lenda do velho satânico é uma lenda urbana que fala sobre um velho mal que vivia sozinho num local muito distante, sem vizinhos à volta, e segundo o que se conta, praticava atos satânicos.
Depois de morrer misteriosamente, o povo - que não gostava do homem, invadiu a sua casa quebrando o que nela havia. Tempos depois, coisas estranhas passaram a acontecer, como móveis a mexer de um lado para outro e barulhos estranhos vindos da casa, coisas que acontecem no local até hoje.
2-A LOIRA DO BANHEIRO
A revista Super Interessante atribui a história da loira do banheiro a um caso real que ocorreu em Guaratinguetá, interior de São Paulo, no final do século 19. Uma jovem chamada Maria Augusta de Oliveira Borges teria sido obrigada a casar-se aos 14 anos com um homem muito mais velho, porém, não esteve feliz e teria fugido aos 18 anos para Paris, ao vender todas as suas joias.
Por lá ficou até os 26 anos, onde morreu misteriosamente, sem atestado de morte atribuindo a causa. Ao ter o corpo trazido ao Brasil, sua mãe se arrependeu do casamento arranjado e não queria enterrá-la, mantendo o caixão em casa. Por fim, a casa deu lugar à Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, onde a lenda iniciou entre os alunos.
3-O FANTASMA DO PALÁCIO DO RIO BRANCO
Durante o carnaval, uma funcionária da Secretária andava pelos corredores silenciosos do lugar, e ao contrário de só ouvir os sons das músicas dos trios, ela afirma ter visto a loira fantasma no local após ouvir um grito desconhecido.
O que assusta é que tanto a mulher quanto um dos quadros do palácio possuíam a mesma característica: o vestido e o cabelo loiro, metade preso por um pente e metade desarrumado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O VERDADEIRO FOLCLORE BRASILEIRO
Short Storyneste livro irei contar as verdadeiras historias do folclore brasileiro