A lenda da Iara é uma das mais famosas do folclore brasileiro e remonta as origens das tribos indígenas e suas divindades. Acredita-se que Iara é uma lenda milenar que foi passada de geração em geração.
A Iara, também conhecida como "Mãe D'água", é uma sereia que vive nas águas dos rios, lagos e cachoeiras da floresta amazônica. Ela é descrita com uma beleza exótica de cabelos longos e escuros, olhos verdes hipnotizantes e um canto irresistível e sedutor que atrai os homens.
Segundo a lenda, Iara é capaz de hipnotizar os homens com seu canto e transformá-los em sapos ou arrastá-los para as profundezas das águas, onde viverão para sempre com ela. De acordo com a crença indígena, a Iara é uma mulher que, por causa de um grande amor não correspondido, jogou-se no rio e morreu afogada. Desde então, ela passou a viver nas águas e a seduzir os homens para ficarem ao seu lado.
Apesar de ser uma lenda sedutora, a Iara também é temida por pescadores e pela população local, que acreditam que ela é responsável por desaparecimentos e afogamentos misteriosos nas águas da floresta. As tribos da região também acreditam que ela é a protetora da floresta e, por isso, a sua figura é respeitada no imaginário popular.
Ao longo do tempo, várias variações foram adicionadas à lenda da Iara, mas a essência sempre se manteve a mesma. A lenda é um exemplo da riqueza do folclore brasileiro e continua sendo contada e recontada em todo o país.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O VERDADEIRO FOLCLORE BRASILEIRO
Short Storyneste livro irei contar as verdadeiras historias do folclore brasileiro