Lisa, em sua busca desesperada por orientação e apoio, recorreu a encontros e conversas com pastores e outros coadjuvantes em sua comunidade religiosa. Ela acreditava que essas figuras de autoridade poderiam oferecer conselhos sábios e ajudá-la a encontrar uma solução para seu relacionamento tóxico.
Nos encontros com os pastores, Lisa se mostrava submissa e atenciosa, como havia sido ensinada. Ela compartilhava suas experiências dolorosas, descrevendo o controle e a violência emocional que sofria nas mãos de Ângelo. No entanto, muitas vezes, as respostas dos pastores não eram as que ela esperava.
Alguns pastores reforçavam a ideia de que a submissão era um dever da esposa, encorajando Lisa a permanecer no casamento e a perdoar repetidamente as transgressões de Ângelo. Eles enfatizavam que o casamento era uma instituição sagrada e que, mesmo diante do abuso, a perseverança e a oração poderiam trazer a mudança necessária.
No entanto, outros pastores mostravam uma visão mais compassiva e preocupada com o bem-estar de Lisa. Eles reconheciam a gravidade do abuso e aconselhavam-na a buscar ajuda profissional e a considerar a possibilidade de deixar o relacionamento. No entanto, mesmo com essas palavras encorajadoras, Lisa lutava para encontrar a força e a coragem necessárias para tomar uma decisão tão difícil.
Além das conversas com os pastores, Lisa também compartilhava suas experiências com amigos e amigas próximas. Ela descrevia os altos e baixos de seu relacionamento, o medo e a tristeza que a consumiam. No entanto, Lisa muitas vezes escondia a verdadeira extensão do abuso, temendo o julgamento ou a incompreensão por parte de seus entes queridos.
Seus amigos e amigas ofereciam palavras de consolo e apoio, encorajando Lisa a pensar em si mesma e em sua felicidade. Eles apontavam as qualidades e habilidades que ela possuía, ressaltando que ela merecia um relacionamento saudável e amoroso. No entanto, por mais que Lisa se sentisse grata por esse apoio, algo dentro dela ainda a impedia de dar o passo necessário para escapar do ciclo de abuso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ressignificar
Romance"Amor, superação e liberdade entrelaçados em uma jornada de cura e crescimento."