Capítulo II - Nuvens sobre o Ministério

69 4 3
                                    

No centro de Londres, mais detalhadamente no subterrâneo da capital inglesa, estara instalado o Ministério da Magia, responsável por administrar pilares do mundo mágico e oferecer proteção aos bruxos. De maneira indireta, aos trouxas também.

Hermione Granger, uma das principais combatentes na 'Segunda Guerra Bruxa' acabara de se tornar Ministra da Magia, após realizar grandes feitos nas seções de 'Criaturas Mágicas' e no 'Departamento de Execução de Leis da Magia'.

Apesar do ministério ter se tornado um lugar melhor e mais seguro do que já se viu um dia, uma correria sem direção fazia presente por todas as divisões.

Corujas derrapavam sobre as cabeças dos bruxos ao mesmo tempo em que se via reuniões por todas as salas do ministério. A rádio chiava um pouco agressiva e um grande rumor começara se instalar pela comunidade bruxa internacional.

Após Harry Potter e seus amigos derrotarem Lord Voldemort, o Ministério da Magia Inglesa tornou-se um dos grandes protagonistas na proteção de bruxos do mundo todo. Governos de outros lugares, sempre que necessário, solicitavam esforços ao ministério.

Apesar da magia ser algo espetacular e excêntrico, era regra principal bruxos manterem-se discretos pelo fato que os trouxas não saberiam lidar com tantas informações. Caso soubessem também, teria uma grande probabilidade de usarem para o mal.

Existira também esforços dos governos mágicos com não-mágicos. As cabeças de ambos sabiam da existência um do outro e, de vez em quando, cooperavam entre si.

Na Segunda Guerra Bruxa, por exemplo, houve esforços enormes da sessão do 'Departamento de Acidentes e Catástrofes Mágicas' para reparar os danos que o Lorde das Trevas causou em Londres.

Certa vez, um comensal da morte já moribundo de tanto beber em bares de Dalston, se achou no direito de conjurar a marca negra no meio de uma multidão de trouxas. O ministério imediatamente teve que convocar a 'Central de Obliviação' para restaurar a normalidade. O mesmo comensal, capturado por aurores, adquiriu uma passagem só de ida para Azkaban.

Nas últimas ocorrências negativas registradas pelo ministério, um elfo com o nome de Valafar criava um momento instável no mundo da magia. Não havia combates ou qualquer coisa que ia contra as leis mágicas, porém uma grande manifestação élfica tomava forma.

Hermione sempre foi uma grande ativista das causas élficas, já que essas criaturas sencientes eram análogas a escravidão. Dobby, o elfo livre e liberto por Harry Potter, havia sido homenageado com uma estatua na entrada do ministério.

Apesar dos esforços, havia muitos elfos que protestavam a intervenção do ministério em sua espécie. Alguns explicavam que a servidão fazia parte de sua natureza, outros não achavam justo uma bruxa decidir por eles e uma outra vertente de elfos temiam não possuir um lar.

Apesar de Dobby ter sido muito grato pela sua liberdade, Winky tornou-se uma elfa alcoólatra após deixar sua família e ir trabalhar na cozinha de Hogwarts. A lealdade desses seres sempre fora inacreditável, mas para alguns a sensação de liberdade era a mesma que de medo.

Alguns senhores de famílias mais tradicionais, mantinham elfos dentro de casa realizando seus trabalhos e, por falta de proteção, esses elfos não aderiam as novas leis mágicas de liberdade.

Alguns historiadores e sociólogos do mundo mágico, como Elizabeth Santos, explicam esse fenômeno social:

"Elfos em tempos longínquos eram facilmente ameaçados por todas as espécies mágicas. Alguns bruxos usaram de seu poder e ofereceram proteção em troca da servidão. Conforme esses seres mostravam-se úteis, seus protetores escravagistas cruzavam os mais dóceis entre si, gerando uma adaptação social e até genética. Alguns elfos se rebelaram, porém não foram suficientes para adquirir uma liberdade. Hoje, adaptados na sociedade bruxa, se tornaram os preferidos para os trabalhos considerados inferiores. Essa cultura passada de tempo em tempo, fez com que elfos já nascessem predispostos a servidão, sendo parte de sua natureza. Talvez, em algum momento, esses genes poderão ser alterados novamente, mas essa mudança exigirá um tempo de adaptação para se entender a liberdade. Apesar dos esforços da grande ativista Hermione Granger, não podemos esquecer que mudanças sociais e principalmente genéticas exigem um longo tempo de transformação. Seleção natural é algo que pode ser demorado até no mundo bruxo."

Harry Potter de Volta ao PassadoOnde histórias criam vida. Descubra agora