5. A influência do ciclo familiar

38 2 0
                                    

     Voltando a nossa bolha de escolhas e decisões, a família é algo que tem muita influência nesse quesito. Nossa vida sempre foi rodeada por essas pessoas que só querem o nosso bem, que matariam por quem somos em determinada situação e nos veem como parte do que elas são. Mesmo com os inúmeros olhares externos de julgamentos, dentro de casa é diferente, na maioria das vezes, sua família sempre será seu porto seguro, mesmo com as inevitáveis turbulências.

     Quando pensamos em família, pensamos no que significa todas essas relações que nós temos com esse ciclo, notamos a sua importância em todos os âmbitos de nossa vida, seja vida profissional, pessoal, em relacionamentos, carreira ou em qualquer ponto de vista. Nossa família tem total interferência em nossas ações, é importante que olhemos para o nosso sistema familiar e vejamos o quanto ele está organizado ou desorganizado. Se estiver desorganizado, então trate de começar a organizá-lo, porque se você tem algo que hoje lhe impede de ter sucesso, não tem prosperidade ou qualquer outro problema, com certeza a semente desse conflito vem de como você se relaciona com sua família, o que também pode ser a solução para isso.

     Quando me refiro ao seu ciclo familiar, quero dizer sua família principal, não a secundária (tios, primos ou avós). Já que entramos nesse quesito, vamos agora abordar o quanto isso pode ser um divisor de águas em sua vida. Mesmo dizendo que nossos pais e irmãos são nossos braços direitos, ainda assim existem situações em que isso é totalmente o contrário, situações ruins envolvendo o parentesco e que não quero mencionar para não levar a conversa a algum lugar negativo, o que não é o caso da minha família, mas infelizmente é o de muitas outras pessoas.

     O mais assustador disso tudo, é saber que existem pais que obrigam os seus filhos a fazer algo que não querem. Mesmo que alegam que é para o bem deles, não é nada legal forçar alguém a ser o que não é. Como por exemplo, fazer uma garota cursar farmácia para poder abrir um comércio e lucrar em cima disso, quando na verdade ela só queria ser dançarina e se dedicar a essa carreira. Ou ao filho pintor que foi obrigado pelos pais a estudar direito para ser um profissional de renome perante a classe alta.

     A mente dos jovens de hoje em dia é bem mais aberta, digo isso pois sou uma criança da nova era, nascida nos anos dois mil, cresci em torno de pessoas com pensamentos opostos aos meus, não que isso seja ruim, trocar experiências é essencial. Mas chega um determinado momento de sua vida, que percebe o quão diferente as gerações são. As crianças da nova era possuem orientação cerebral direita. Isso significa que são criativas, intuitivas, imaginativas e emocionalmente inteligentes, aprendem muito depressa. E nossa cultura escolar é baseada na orientação cerebral esquerda, envolvendo a parte racional, linear, repetitiva, lógica, rotineira e organizada.

     Sendo sincero, eu sempre tive uma certeza na vida, que eu era alguém criativo e sonhador, mas nunca imaginei que isso estaria tão envolvido nas minhas escolhas profissionais e pessoais. Defino meu espírito como uma alma artística, mesmo não sendo um vocalista de banda ou um pintor profissional, é bem mais complexo que isso. Porra, eu estou aqui escrevendo esse livro, eu fantasio histórias na minha cabeça que com toda certeza quero passar para o papel... isso tem que ter alguma validade, mesmo ainda não tendo nenhuma formação acadêmica profissional.

     Talvez eu escreva um livro respondendo essa pergunta futuramente, e espero que minha história tenha sido no mínimo divertida, sem muitas desilusões amorosas (mesmo tendo certeza que isso não vai faltar), e inusitada, é... essa é a palavra, desejo que minha vida seja inusitada. Outro ponto é essa parada do "se ninguém sabe, ninguém estraga". Bitch, para de explanar para as outras pessoas as suas ambições e metas, a quantidade de mau olhado que existe por aí é discrepante, a cada esquina que você cruza é uma energia negativa alheia tentando adentrar seu corpo (tampe o umbigo a propósito).

     Você tem um sonho impossível? É importante termos um, pois um dia ele se tornará realidade, e quem você vai querer que esteja sentado na fileira da frente desse espetáculo? Minha resposta é clara: minha família, aqueles que me guiam por esse mundo cruel, que se preocupam e possuem sensibilidade em me tratar como um verdadeiro ser humano, que possui defeitos, ambições, sentimentos e emoções, são essas pessoas que quero ver me aplaudindo de pé.

     E como realizar esse seu sonho impossível. Muitos têm medo de começar a colocar em prática essa ideia, de caminhar até esse sonho, e às vezes essa falta de coragem, esse medo, tem a ver com a falta de planejamento. Você não precisa sair fazendo seus planos de qualquer jeito... se planeja, curta sua jornada antes de chegar na sua meta. Aos poucos o seu sonho impossível vai se tornando realidade.

     A única coisa que não mudamos em nós mesmos é quando a gente define que aquilo é definitivo. Então, se você acredita, por exemplo, que tem dificuldade de comunicação, pois sempre foi assim e nunca conseguiu mudar, mesmo tentando, isso não vai mudar da noite pro dia, porque está tratando como se fosse definitivo. Se quer realmente mudar, quer uma vida diferente, comece a observar o que tem ao seu redor e internamente que você está tratando como definitivo e que está na hora de quebrar essa definição, talvez sua família lhe ajude a encontrar isso, pois ela é quem mais percebe nossos erros. Tudo é possível mudar, não aceite aquilo que não gosta em você mesmo como uma sentença.

     De repente, tudo vai ficando tão simples que assusta. Vamos perdendo as necessidades, reduzindo nossa bagagem, aceitando que a opinião dos outros é realmente dos outros, e mesmo que seja sobre nós, não tem importância. Começamos a abrir mão das certezas, pois já não temos certeza de mais nada, e isso também não faz a menor falta. Paramos de julgar, pois já não existe certo ou errado, e sim a vida que cada um escolheu experimentar. Por fim, compreendemos que tudo que importa é ter paz e sossego, viver sem medo é fazer o que alegra o coração em determinado momento.

Pecadores e SerpentesOnde histórias criam vida. Descubra agora