1) Como foi mostrado, Entre Letras e Sangue é fortemente inspirada em Noite na Taverna do Álvares de Azevedo, especialmente no que se referiu às mortes e modus operandi dos assassinatos (e tentativas disso) ao longo da narrativa.
2) Como dito em uma das notas finais de capítulo, houve certo simbolismo no uso da cor azul em relação ao nome da cidade fictícia (Pedras Azuis), a montanha que a compõe (Pico Safira — uma pedra azulada) e ao rio aqui mostrado (Obitinga). O azul, nas culturas anglo-saxônicas, é algo que remete à tristeza, sentimento que é explorado justamente nas obras ultrarromânticas. Apesar da cor em questão ter outro significado na nossa cultura, vale lembrar que muita coisa da nossa Literatura seguiu a tendência dos padrões europeus, daí a escolha aqui explicada.
3) Os personagens também tiveram as suas inspirações:
– Maria Joana tem esse nome por compartilhar a mesma inicial que o primeiro nome de Álvares de Azevedo (Manoel), o que até fez com que Taís a induzisse ao erro em suas deduções. Já "Joana" faz referência ao próprio personagem de Noite na taverna Johann, embora a pronúncia desse nome seja Iorran.
– Alan, por sua vez, compartilha as iniciais do segundo nome e sobrenomes de Álvares de Azevedo, além de ser o segundo nome do autor de histórias policias Edgar Allan Poe. Para quem leu É pela amizade ou... A história das paulistANAs, sabe que esse mesmo autor aqui citado serviu como inspiração para o nome de um personagem dessa história: Edgar.
– Euclides é inspirado em um detetive que se associa ao protagonista do livro O Super Tênis, outro livro que marcou minha infância e adolescência.
– Victor Hugo é uma alusão ao escritor de mesmo nome (autor de Os Miseráveis e O Corcunda de Notre Dame). Apesar de ter se revelado uma figura antagônica, vem a calhar a partilha do nome entre um escritor e um professor de Literatura.
– Por fim, Taís é... mais um nome de desafeto do autor que vos fala kkkkkk, contudo, até que gostei de ter escrito essa personagem, mas já sabendo que ela iria se dar mal no final HAHA.
4) Alguns dos títulos daqui da história faziam alusão, de forma a brincar mesmo, a alguns nomes de capítulos de Noite na taverna. Sendo assim, o título Uma manhã do século XXI parodia o primeiro capítulo da obra de Álvares de Azevedo (Uma noite do século); Primeiro beijo (de medo) e Agora é beijo de amor se referem a Último beijo de amor – capítulo final de Noite na taverna; Até mesmo o nome da obra que tanto inspirou aqui serviu de base para o título Noite no sobrado.
Bem, é isso! Quem sabe eu não retorne com mais uma trama que faça essas referências à nossa vasta e rica Literatura nacional em uma próxima oportunidade, não é mesmo? Mas deixa eu focar na minha corrida vida pessoal por enquanto rsrsrs.
Abraços! o/
VOCÊ ESTÁ LENDO
Entre Letras e Sangue (Livro I)
Mystery / ThrillerUma série de homicídios misteriosos começa a assolar a pacata cidade interiorana de Pedras Azuis. O assassino, cuja identidade é desconhecida, se mostra sagaz, audacioso e, principalmente, amedrontador com o seu modus operandi, que inclui vítimas se...