BLOCO 1
São Paulo - 1987 [Trilha de fundo: Anúncio de Jornal - Julia Graciela)
Joana caminha por várias ruas de São Paulo a procura de emprego.
Passando em frente a uma banca de jornal, se depara com um anúncio "Procura-se secretária sem experiência na empresa de sabão COMZIL".Empresa COMZIL
JOANA: Boa tarde, é aqui que está contratando secretária?
LEONOR: Está sim. [Olhando de cima a baixo Joana]
JOANA: Posso deixar o meu currículo com você?
LEONOR: Claro querida, qualquer coisa entraremos em contato. [Lendo com olhar irônico o currículo]
LEONOR: O número de telefone é seu mesmo? Ou do vizinho? Aqui não há segunda chance. Perdeu a primeira ligação, já era!
JOANA: É do dono do bar, mas ele é de confiança.
LEONOR: Hum, fique atenta então.
JOANA: Ok, obrigada! Tchau! [Olhar de desconfiada]
LEONOR: Vai pela sombra! [Olhando atentamente se Joana foi embora]
LEONOR: Até parece que uma vadia dessas vai conseguir emprego aqui [Falando sozinha e rindo com deboche]
LEONOR: Quer saber? Vou sumir com esse currículo!Baltazar entra inesperadamente na sala.
BALTAZAR: Leonor, me dê esse currículo por favor!
LEONOR: Sim senhor! [Olhar de raiva]Baltazar deixa a sala.
Leonor: Que merda! [Cochicho]
Vila Mariana [Trilha de fundo: Anúncio de Jornal - Julia Graciela)
DONO DO BAR: Ei mocinha, telefone pra você!
JOANA: Obrigada! [Correndo para atender]
JOANA: Alô. Sim, sou eu mesma. Amanhã? [Expressão de surpresa]
JOANA: Claro, pode marcar a entrevista! vou comparecer sem falta. Muito obrigada!
JOANA: Consegui uma entrevista de emprego naquela empresa de granfinos, não tô acreditando. [Expressão de felicidade]
DONO DO BAR: Meus parabéns! Boa sorte!
Joana: Obrigada! vou ir correndo recolher as roupas do varal, pelo visto tá vindo um toró por aí. Tchau! [Correndo]
DONO DO BAR: Até mais mocinha!Empresa COMZIL
Baltazar e Roberto caminham pela empresa.
BALTAZAR: Tá vendo tudo isso meu neto? será tudo seu!
ROBERTO: É muita responsabilidade vô.
BALTAZAR: Mas você é capaz, não duvide do seu potencial.
Os seus pais te adiantaram essa herança.
ROBERTO: Não gosto quando o senhor fala assim.
BALTAZAR: Sofrível, mas é a verdade.
Do jeito que anda a minha saúde, você será o novo presidente da COMZIL logo logo hein.
ROBERTO: Para com isso! o senhor vai viver mais uns 50 anos.
BALTAZAR: Nem você acredita nisso meu neto. [Risada)
ROBERTO: Conseguiu achar uma secretária nova?
BALTAZAR: Ontem apareceu uma loiraça belzebu na recepção.
A recepcionista tentou dispensar, mas peguei o currículo da mão dela.
ROBERTO: Aquela intrometida? como é o nome dela mesmo?
BALTAZAR: Leonor. Não se meta com essa abusada! Ela é gostosa, eu sei, mas quando você menos ver, vai estar com a mão toda na sua grana.Roberto fica pensativo.
BALTAZAR: Enfim, marquei entrevista com a loirinha pra daqui a pouco. Espero que ela não se atrase.
Joana caminha até a COMZIL, vestida com roupa social, mini saia e salto alto. [Trilha de fundo: Anúncio de Jornal - Julia Graciela]
[Abertura: Coisinha do Pai - Beth Carvalho]
BLOCO 2
JOANA: Olá! tenho uma entrevista marcada pra agora.
LEONOR: Sim, eu sei. Espera que vou avisar o Dr. Baltazar.Leonor pega o telefone.
LEONOR: Dr. Baltazar, aquela moça está aqui, posso mandar entrar? Ok.
Pode entrar, o Dr. Baltazar está esperando. Primeira porta a esquerda. Limpe o pé antes de entrar por favor, as ruas andam cheias de lama ultimamente. [Expressão de deboche]
JOANA: Tudo bem, obrigada! [Expressão de estranhamento]Leonor revira os olhos e faz careta.
Baltazar cumprimenta Joana com um aperto de mão.
BALTAZAR: Boa tarde! pode entrar, fique a vontade.
Baltazar fecha a porta.
Enquanto acontece a entrevista, Leonor tenta escutar atrás da porta, porém é surpreendida por Roberto.
ROBERTO: O que está fazendo?
Leonor se assusta e se agacha no chão.
LEONOR: Deixei um brinco cair no chão.
Roberto: Hum, tive a impressão de que estava ouvindo o que não deve. [Expressão de desconfiança]
LEONOR: Eu? escutar conversa dos outros? magina. [Risada]Baltazar aperta a mão de Joana.
BALTAZAR: Parabéns! está contratada, pode começar amanhã mesmo!
JOANA: Muito obrigada, não irei decepcionar!Ao sair da sala, Joana esbarra em Roberto e acontece uma troca de olhares. [Trilha de fundo: Anúncio de Jornal - Julia Graciela]
BLOCO 3
JOANA: Me desculpe, por favor! acabei de ser contratada pelo presidente da empresa, estou super animada pra começar. [Alvoroçada]
ROBERTO: Nossa, meus parabéns! finalmente uma mulher bonita por aqui. [Olhar encantado]
Muito prazer, Roberto Mascarenhas.
JOANA: Mascarenhas? você é...
ROBERTO: Sim, sou neto do Dr. Baltazar. Vamos nos ver sempre por aqui.Leonor assiste tudo com expressão de inveja.
JOANA: Que ótimo, ah já tava me esquecendo, meu nome é Joana. [Desajeitada]
Roberto pega a mão de Joana e dá um beijo.
ROBERTO: Prazer imenso te conhecer.
JOANA: Até mais ver então! [Saindo andando]Leonor com raiva pega o telefone e liga para Giba.
LEONOR: Alô, Giba? vai ser mais difícil do que eu imaginava, apareceu uma concorrente na área, precisamos armar um plano infalível pra arrancar a grana desses ricaços.
GIBA: Você tem algo em mente?
LEONOR: Ainda não, mas vou pensar em algo. Até mais tarde, beijinhos!Joana chega na COMZIL para o seu primeiro dia de trabalho e se depara com Leonor.
JOANA: Bom dia! qual o seu nome mesmo? acho que não fomos devidamente apresentadas.
LEONOR: O que tem de bom? [Tom de voz arrogante]
[Pensamento]: Leonor, se faça de amiga dela, tratar com arrogância vai estragar tudo!
Desculpe, acordei de mau humor hoje. Meu nome é Leonor, o seu é Buana né?
JOANA: É Joana. [Expressão séria)
LEONOR: Ah desculpa, confundi. A sua sala fica ali em frente, quer que eu te acompanhe?
JOANA: Sim, por favor!
LEONOR: Então vamos lá! [Revirando os olhos]
LEONOR: Gostou da sala? muito grande pra você né? tente não sujar tanto, tenha pena do pessoal da limpeza, seja consciente!
JOANA: Leonor, a minha mãe me deu educação. Que Deus a tenha!
LEONOR: Hum você é orfã? coitadinha [Ar de deboche]
JOANA: Sim, moro sozinha, mas comecei a trabalhar muito jovem, infelizmente passei por várias privações nessa vida.
LEONOR: Isso é bom, continue dedicada assim pra ninguém puxar o seu tapete queridinha. Chega de jogar conversa fora, deixei a recepção sozinha, se o Dr. Baltazar aparecer tô lascada. Bom trabalho, Bu... Joana.Leonor se esbarra em Roberto no corredor.
ROBERTO: Como você é desastrada garota.
LEONOR: Não mais do que essa secretária nova.
ROBERTO: Onde ela está? Ela já chegou?
LEONOR: Sim, está dentro da sala.
ROBERTO: Vou dar as boas-vindas a ela!
LEONOR: [Expressão de nojo]Roberto bate na porta e Joana abre.
ROBERTO: Posso entrar? [Sorridente]
JOANA: Mas é claro, o senhor é praticamente dono disso aqui. [Desajeitada]
ROBERTO: Pra começar, pode me chamar de você.
JOANA: Não sei se vou conseguir assim de início, mas posso tentar.
ROBERTO: Seja bem vinda a COMZIL! você vai se sair muito bem, o meu vô te adorou. Só é um pouco biruta, mas normal pra idade dele. Bom, vou indo então, até qualquer hora!
JOANA: Até mais senhor Roberto. [Olhar encantado] [Trilha de fundo: Anúncio de Jornal - Julia Graciela]Leonor chega na casa de Giba e entra decidida.
LEONOR: Precisamos colocar em prática o primeiro passo do nosso plano urgente!
GIBA: [Expressão de espanto][Encerramento: Coisinha do Pai - Beth Carvalho]
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Bastardo
RomanceUma jovem secretária chamada Joana (Carla Diaz) se envolve com o filho de seu patrão, o herdeiro Roberto (Daniel Rangel), porém todo esse romance é atrapalhado pela ardilosa recepcionista Leonor (Isabella Scherer), com a ajuda de seu amante e compar...