Encarei o relógio em cima do telão onde o documentário sobre Behavorismo era exibido, ajeitei a postura na cadeira e fixei meus olhos na tela usando toda força de vontade que ainda restava em mim para absorver ao menos o mínimo, mas era difícil manter a concentração enquanto sentia os olhos de Kim Namjoon sobre mim, ele disfarçava bem, mas eu ainda sentia seus olhos queimando sobre mim. O olhei de soslaio e o vi virar a cabeça e cruzar os braços, os músculos se tensionaram contra a camisa preta de botões, como se soubesse que eu o observava levou a mão até os óculos o ajeitando sobre a ponte do nariz e então voltou a posição de antes. Sentindo minhas bochechas esquentarem assim como meu corpo rapidamente bebi um gole de água.
- Mas que filme chato da porra – um colega de matéria disse baixo e suspirou se esparramando na cadeira ao meu lado. Reprimi um sorriso, sem querer concordar, mas de forma alguma discordando – O que vai fazer quando acabar aqui?
- Eu.. Ahn, acho que vou até a biblioteca – respondi baixo.
- Quer fazer alguma coisa mais tarde? – encarei o rapaz e ele molhou os lábios – Sabe, quando isso aqui acab...
Um ruído de garganta coçada interrompeu o rapaz e vi que Kim olhava a turma no centro do quadro, em sua posição de aula, ainda com os braços cruzados e aquela expressão séria que ele adorava fazer quando chamava atenção de algum aluno.
- Acredito que o ponto de vista do querido Burrhus Skinner tenha despertado o interesse da turma, sim? Ouvi murmúrios e cochichos – ele disse e então olhou em nossa direção – Alguém gostaria de compartilhar conosco seus pensamentos?
A turma ficou em silêncio e ele esperou por alguns segundos até assentir e se voltar para o telão, as luzes da sala se acenderam e a tela mudou para alguns tópicos escritos ao invés das imagens anteriores, vi Namjoon abrir um livro e então começar a falar. Observei o professor Kim andar pela sala enquanto falava e explicava sobre os modos de comportamentos e como eles eram vulneráveis e moldados ao longo da vida.
- O fundamento da psicanálise, e o nosso adorado Freud disse isso – ele disse e alguns alunos riram baixinho, ele sorriu junto – Nossa psique é formado por três principais instâncias, vocês já sabem disso. O ego, o superego e o ID, sabemos que o último é nascido conosco representando o inconsciente e trás a tona nossos desejos mais primitivos e impulsivos – um arrepio percorreu meus braços quando seus olhos encontraram os meus.
Nós dois entendíamos bem como funcionava nosso ID, como eramos primitivos e impulsivos quando éramos apenas nós dois. Quando o semestre começou jamais imaginei que poderia ter um professor como Kim Namjoon; jovem, bonito e cheio de vigor. Claro que, tínhamos nossa diferença de idade, mas eu já passara alguns bons anos da maioridade. Tudo começou com uma troca de olhares, um apertar de mãos e quando nos demos conta havia se tornado quase parte da rotina nos encontrarmos após a aula. Não éramos um casal e nem tínhamos um relacionamento, era algo como um acordo. Nos dávamos prazer quando desejávamos e cada um seguia sua vida, mas isso não nos impedia se sentir certo domínio um sobre o outro. Eu não tinha do que reclamar tendo em vista que Kim era um homem experiente e bem dotado. Eu já tido outras experiências antes, mas nada como quando era com ele.
- O superego é basicamente um amigo consciente do ego e devemos agradecer por isso, afinal ele nos diz o que é ou não moralmente aceito – ele disse e eu pisquei – Quando bebemos, por exemplo, nosso valores culturais e morais passam a valer menos e é por isso que muitos passam vergonha e ligam para aquela pessoa errada – novamente alguns alunos riram – Nunca se esqueçam de que o juízo crítico é solúvel ao álcool, todos estamos suscetíveis ao erro. E principalmente que nosso pensador acreditava que o comportamento humano é moldável e abre a possibilidade de controle, mas isso não o torna manipulável. Behavorismo vem da palavra behavior, que significa comportamento em inglês.
VOCÊ ESTÁ LENDO
AFTERGLOW
Fiksi PenggemarOlá! Todas os contos a seguir são recomendadas para maiores de dezoito anos, nenhum deles tem o objetivo de manchar, insinuar ou sexualizar nenhum dos artistas usados como inspiração. Aqui eles são personagens! Todas as personalidades e trejeitos f...