AUTOVALOR É AUTODENOMINADO

9 4 5
                                    

(Nanda)

—Eu tinha 15 anos quando implorei ao meu pai que me deixasse namorar um certo rapaz. Ele insistia em dizer que só depois dos 20… Então, um dia esse rapaz de quem eu estava gostando pediu ao meu pai para me namorar. Para minha surpresa, ele permitiu! Mais ou menos um ano mais tarde e completamente apaixonada, descobri que ele me traía a torto e a direito, até mesmo na frente das minhas amigas, que por “pena” de mim nunca falavam nada…

—Olha, é de cortar o coração.

—Foi uma das piores sensações que já experimentei. Você se sente sem valor, um nada, um lixo! Na hora da raiva, não pensei duas vezes: liguei e terminei por telefone mesmo; mas logo depois vem um monte de pensamentos do tipo “mas eu o amo tanto…”, “e se eu der uma segunda chance?”, “como vou conseguir viver sem ele?”, “eu o perdi… buááá…”

—Mas, ao mesmo tempo, dentro de mim, algo muito mais forte me fez vencer todos esses sentimentos… Algo chamado amor-próprio!

_____________________________

Se tenho uma joia e sei que ela vale um milhão de dólares, naturalmente vou guardá-la com cuidado. Vou mantê-la polida, usá-la raramente, porque não devo fazer dela uma joia comum, afinal, ela vale um milhão... Falando de valor pessoal, quando sei que tenho um alto valor, meu comportamento e minhas atitudes serão à altura. Eu vou me cuidar e agir como uma pessoa rara ao invés de comum. Não vou me expor para todo mundo. Não vou ficar desesperada por atenção quando eu sei que já tenho a minha própria atenção. Já sei do meu valor, por isso não preciso que ninguém mais o confirme para mim. Essa foi a segunda etapa no meu processo de autovalorização.

(Nanda, cont..)

—Ele pediu para voltar várias vezes, mas memantive firme e quanto mais as amigas e os familiares falavam que eu não ia resistir, mais resoluta eu ficava. Nunca voltamos! Amiga, como você pode dizer que tem Jesus se não tem amor-próprio?! (Você cristã) Mulheres e meninas hoje não se dão o valor que merecem e por isso vivem frustradas, mal amadas e infelizes.
Por favor, não confunda isso com orgulho, não tem nada a ver, mas precisamos nos amar! Se ele a traiu, terminou o namoro, não teve consideração, quem está perdendo é ele! Confie em si mesma, no seu potencial, não se olhe como uma mosca morta!

_____________________________

Quando comecei essa etapa da minha vida, pedir ao Keilison que parasse de saí comigo aos sábados... E por quê? Porque me dei conta de que não precisava daquelas coisas para ter valor. Eu havia descoberto o meu valor. Não dependia mais da atenção dele porque eu já tinha a minha própria atenção. Quando tem sua atenção, você foca mais em si mesma. Começa a pensar: "Eu posso fazer isso, aquilo... Eu posso mais". Você começa a melhorar, se desafia a fazer coisas maiores. Se antes pensava "Eu não posso, não tenho capacidade", agora pensa "Eu tenho potencial, eu vou aprender isso, fazer aquilo...". Então, começa a se desenvolver como pessoa, a desenvolver seus talentos.

Quando começa a desenvolver talentos, vem a próxima etapa: passa a receber o feedback positivo das outras pessoas. "Eu gostei do que você falou... Achei o máximo aquilo que você fez..." Esse feedback positivo reforça aquele seu senso de capacidade e valor - "Está vendo, eu posso sim, vou fazer mais isso".

Essas cinco etapas vão acontecendo progressivamente, não da noite para o dia. Cada uma é construída sobre a anterior. Você não vai receber feedback positivo antes de fazer alguma coisa de valor. E você não vai fazer nada de valor antes de saber qual o seu valor. Você não saberá seu valor se não o determinar. E nunca o determinará se não souber o que é valor. Veja como funciona este loop:

—>Entende o que é valor —> Reforça seu senso de valor —>Determina seu valor —>Recebe feedback positivo —> Contribui seu valor.

As cinco etapas da autovalorização

1. Você entende que valor próprio é você quem determina. Isso tira das mãos dos outros o poder de determinar o seu valor e o coloca nas suas.

2. Você age esse poder e determina seu valor portanto, sabe o valor que tem.

3. Quando você sabe seu valor, você acredita que pode contribuir com algo positivo para as pessoas e para o mundo ao seu redor.

4. Suas valiosas contribuições recebem apreciação e feedback positivo de cada vez mais pessoas.

5. Seu senso de valor próprio é reforçado e você conclui que está no caminho certo.

O Que Toda Mulher Deveria Saber Onde histórias criam vida. Descubra agora