Depressão

4 0 0
                                    

A depressão é uma doença incapacitante e grave que, além de tratamento, exige apoio familiar ao paciente. Porém, é preciso ter cuidado com o que falar, pois, na tentativa de ajudar, pode prejudicar ainda mais o indivíduo.

Você sabe o que dizer para uma pessoa com depressão? Neste artigo, explicarei um pouco sobre como lidar com pessoas deprimidas e, de fato, prestar o apoio que ela tanto precisa. Ficou interessado? Continue a leitura.

“Você está enfrentando um problema que só você sabe o quão difícil é.”
Essa é a atitude correta ao falar com alguém que está com depressão. Porém, não é o que acontece. Na tentativa de ajudar, muitas pessoas tendem a comparar o problema do paciente com as mazelas do mundo ou com outras situações “piores”.

Com isso, o deprimido entende que você está inferiorizando o que ele sente ou que ele está exagerando. A depressão é uma doença multifatorial que afeta profundamente as emoções, eliminando qualquer tentativa de reação do indivíduo.

“O problema não é você, é a doença.”
A depressão é uma condição estigmatizada e muitas pessoas não entendem ser uma doença. Entretanto, o paciente é dominado por pensamentos negativos, o que o impossibilita de acreditar que as coisas darão certo.

Dessa forma, frases como “olhe o lado positivo” ou perguntar “o que tem de errado com você” não trarão nenhum benefício. O deprimido não está sendo pessimista por vontade própria e os sintomas não são provocados por ele. Assim como você, ele também não entende o que está acontecendo, ele só sente.

“Você está lidando com algo grave, vamos buscar tratamento.”
Seja em função do estigma ou pela dificuldade em perceber os sintomas, dificilmente a depressão é identificada pelo próprio paciente. Assim, tende a não buscar ajuda profissional e o problema evolui.

Neste sentido, se você identificar que há algo errado com um amigo ou familiar, o melhor a fazer é transmitir a sua percepção e se colocar à disposição para ir com ele buscar a ajuda de um psicólogo.

“Sempre que precisar conversar, estou disponível”
Quem sofre com depressão tende a ser estigmatizado e não é incomum que os amigos ou familiares se distanciem, ou o próprio paciente se isole. Porém, neste momento, o que ele menos precisa é ficar sozinho.

Por isso, coloque-se sempre disponível a ouvi-lo, sem julgamentos. Escutar e entender o momento de uma pessoa em crise de depressão é fundamental para prestar apoio e ajudá-la a desabafar. Saiba mais sobre como o apoio familiar ajuda o paciente.

Outras formas de ajudar a quem sofre com depressão
Além de ter muito cuidado com o que falar e se colocar sempre pronto a ajudar, você pode tomar outras atitudes que irão contribuir com o tratamento e/ou aliviar os sintomas do amigo, ou familiar deprimido.

Uma delas é, de forma amigável e sem cobranças, tentar estimulá-lo a realizar alguma atividade física que ofereça a sensação de recompensa ou prazer, como yoga, meditação, caminhadas, etc.

##################################

Eu vou tá aqui pra vocês podem me manda mensagem eu vou tentar te ajudar, vou tentar ajudar todos. Eu tenho depressão por isso não quero que outras pessoas passem por isso sozinhas
Agente não tem culpa

você consegue Onde histórias criam vida. Descubra agora