Testes para a doença de Alzheimer
Entre os exames, o mais indicativo é a do encéfalo.
O cérebro de uma pessoa com a doença Alzheimer tem uma dilatação dos ventrículos cerebrais e espaços sub aracnóides. Este fenômeno é provocado por atrofia do cérebro.
Seu médico também pode prescrever a PET e SPECT cerebrais, mas geralmente não são usados.
Quem sofre de Alzheimer tem uma redução do volume do hipocampo, uma parte do cérebro que permite de memorizar os dados.Testes laboratoriais
Testes indicados para descartar outras doenças são:,Testes de avaliação da função da tiróide,Nível de vitamina B12.
Seu médico também pode prescrever:
,Exame toxicológico.
TIPOS DE ALZHEIMER
No de início prematuro, os primeiros sintomas surgem antes dos 60 anos. Este quadro é raro, respondendo por apenas 5 a 10% dos casos. No entanto, tende a progredir rapidamente.Inicio tardio é a forma mais comum da doença e se desenvolve em pessoas a partir dos 60 anos.
Tratamento para mal de Alzheimer
Os medicamentos usados podem ajudar a reduzir os sintomas relacionados à memória e outras alterações cognitivas por um período de tempo.
Atualmente, dois tipos de medicamentos são utilizados para o tratamento dos sintomas cognitivos:1. Medicamentos inibidores da . Esses medicamentos agem aumentando os níveis de acetilcolina que permite a comunicação entre os neurónios que é reduzida por causa da doença de Alzheimer.
A maioria das pessoas pode melhorar os sintomas.
Menos de metade das pessoas tratadas com estes medicamentos não têm melhorias.
Entre os inibidores da colinesterase que são prescritos estão:Donepezila,Galantamina,Rivastigmina,Memantina.
Os principais efeitos colaterais desses medicamentos são:
,,Distúrbios do sono.
2. Memantina (Namenda). Este medicamento retarda a progressão dos sintomas do mal de Alzheimer.
A memantina é usada em combinação com um inibidor da colinesterase.O que pode fazer a família? Dicas úteis
A criação de um ambiente seguro e de apoio é muito importante para as necessidades de uma pessoa com doença de Alzheimer.
As recomendações para melhorar o bem-estar de uma pessoa e não interferir com as capacidades funcionais do paciente são:
-Retirar tapetes e móveis em excesso.
-Instalar um corrimão resistentes nas escadas e no banheiro
-Usar sapatos e chinelos confortáveis que oferecem boa estabilidade.
-Reduzir o número de espelhos. As pessoas com Alzheimer que veem imagens em espelhos podem se confundir ou se assustar.
– Não substitua o paciente na realização de atividades diárias, embora seja mais fácil e mais rápido.
– Evite mudar de casa porque o paciente pode não se adaptar a uma nova casa e pode tornar-se confuso.
Não substitua um armário ou um quadro na parede, isso é suficiente para causar problemas em se lembrar onde estão os quartos.O exercício é uma parte importante para o bem-estar de todos os indivíduos, incluindo aqueles com Alzheimer.
A atividade física (como uma caminhada de 30 minutos por dia) pode ajudar a melhorar o humor e manter a saúde das articulações, músculos e coração.
Os exercícios melhoram o sono e a função intestinal.
Sempre certifique-se que a pessoa com Alzheimer tem um documento de identidade quando sai de casa sozinha.
Aqueles que não podem andar, podem ser capazes de usar uma ergométrica horizontal para fazer os exercícios.Reabilitação e assistência
Os pacientes com doença de Alzheimer precisam de reabilitação motora e congitiva para diminuir a perda de capacidade residual.
Os doentes de Alzheimer devem ser assistidos para evitar comportamentos perigosos para si e para os outros.Alzheimer está diretamente relacionado a níveis elevados de açúcar no sangue
Um estudo publicado no New England Journal of Medicine em agosto de 2013 mostra que até mesmo um leve aumento do açúcar no sangue (aproximadamente 105 ou 110) está associado ao risco elevado de demência.
O Dr. Perlmutter acredita que é muito importante que os médicos conheçam essa conexão e que parem de subestimar os riscos associados até mesmo ao leve aumento de açúcar no sangue.
Então qual é o nível ideal de açúcar no sangue em jejum?
O Dr. Perlmutter sugere que qualquer nível acima de 92 ou 93 é muito alto. Ele acredita que o nível ideal em jejum seja cerca de 70-85, sendo 95 o nível máximo. Se o nível de açúcar no sangue em jejum for acima de 95 mg/dl, é hora de cuidar de sua dieta para baixá-lo.
Se você está adaptado à queima de gorduras, não há motivos para evitar níveis abaixo de 70, uma vez que seu corpo consegue recorrer à gordura corporal como fonte de energia. Segundo o Dr. Perlmutter:"Essa ideia de que seu corpo precisa de açúcar é bem antiga. A gordura, principalmente as cetonas, que seu corpo produz ao metabolizar a gordura, é chamada agora de "supercombustível do cérebro".
Existe até mesmo um produto farmacêutico, um alimento médico que se pode receitar, que aumenta o nível de cetonas ou gordura no fluxo sanguíneo dos pacientes, oferecido agora como um tratamento para a doença de Alzheimer. Quem imaginava? A questão é que o cérebro adora queimar gordura. É isso que temos que fazer..."
VOCÊ ESTÁ LENDO
Alzheimer.s A Vida em Preto e Branco
RandomAlzhemeir.s a doença do tempo, descrição sobre a doença, entrevista