Algumas perguntas frequentes aos médicos
Meu pai não tem Alzheimer, pois ele lembra de coisas de sua infância, adolescência, como pode ser?
Sim ele vai se lembra de tudo de sua infância, escola, primeira professora, mas não se lembra de afazeres simples do dia adia, como se alimentar, escovar os dentes, tomar banho.O problema do Alzheimer é a formação de memorias novas.Dificuldade em trabalhar com memorias recentes.
Porque ocorre a doença de alzheimer se minha mãe é tão saudável?
O que acontece é que ocorre fora dos neurônios um espaço que fica entre as células,o acumulo de uma proteína que se chama beta amyloid,ela vai se acumulando e vai destruindo as células cerebrais, e ela interfere entra comunicação de células para células se ela mata as células nervosas, não sabemos ainda, mas os cientistas acreditam que nesse processo de destruição das células.
o que acontece com os neurônios?
Dentro do neurônio tem um sistema de transporte de nutrientes,como uns canudinhos que carregam os nutrientes pelo neurônio, este canos são são formados por uma proteína que se chama tau.
Ela tem uma espessura para que ela funcione direitinho, quando ocorre uma deformação dessa proteína, ela vai se acumulando no neurônio num formato de emaranhados, ai os canos começam a falhar e os nutrientes não são transportados adequadamente.
Como os neurônios funcionam?
Eles se estimulam , por exemplo o neurônio um, estimula o 2, estimula o 3, e vai seguindo ...
Eles vão se estimulando como vagões de trem um puxando o outro, quando acontece a ausência da citicolina, eles começam a funcionar mais lento é sinal que você está envelhecendo, isso ocorre em pessoas sem a doença, porém na pessoa que tem a doença ocorre a perda de 90% da citicolina.
Aonde são armazenados a memoria?
No lobu temporal, aonde as informações se aprofundam, numa região chamado hipocampo
aonde existe as comunicações cognáticas elá as memorias se tornam permanentes.
Quando uma pessoa tem uma lesão um derrame que atingiu o hypocampo, ela terá uma serie de perda de memoria embora não tenha a doença de Alzheimer.
Eu também posso desenvolver a doença, é genética?
As chances são muitos pequenas é uma minoria que tem casos de alzheimer por genética cerca de 5% dos casos.
Você pode fazer um exame neurológico de perda cognitiva leve, aonde ele indica a possibilidade ou não de um Alzheimer futuro.
Quando diagnosticado precoce tem cura?
O que os cientistas provaram que a descoberta da doença precoce, sendo tratada através de medicação pode retardar alguns sintomas mais agressivos da doença
VOCÊ ESTÁ LENDO
Alzheimer.s A Vida em Preto e Branco
De TodoAlzhemeir.s a doença do tempo, descrição sobre a doença, entrevista