Antes que você comece a escrever, é preciso que uma coisa esteja explicada. Este capítulo é essencial para um melhor entendimento do próximo capítulo, então não pense "aahh, que chato, quero partir logo pra ação, escrever!". Antes de pegar em um lápis ou começar a digitar, você tem que saber algumas teorias. E não pense que só por você ser um amante da leitura que você já sabe dos esquemas. Se você for por esse caminho sem conhecimento ou estudo irá só perder o seu tempo se frustrando com uma história merreca.
Então, vamos lá! Antes da sua história existir, você tem que ter algumas coisas em mente. Mas isso você já tem, certo? Então vamos entender onde encaixá-las. Aqui eu vou falar sobre o enredo, no próximo capítulo sobre como planejar sua história, depois sobre como estruturar uma história e por fim, iremos nos aprofundar em alguns conceitos para definir melhor sua história. Tudo isso é para você desmembrar sua história em partes para visualizar melhor o que você irá trabalhar e não se perder no meio do caminho. Depois de ter seguidos os passos de cada capítulo e lido alguns conceitos, é só partir pra ação! Gostou, né? Tá ansioso(a)? Caaalma! Respira, pois tem tudo tem seu tempo. Vamos lá! Primeiro, o que é enredo?
O enredo é o que vai acontecer na história, os acontecimentos. Mas não confunda com estrutura, que é como são contados esses eventos.
Uma dica para os iniciantes: não fique preocupado em encontrar uma ideia original, pois isso provavelmente não irá acontecer. Isso é quase impossível visto que esses enredos são escritos e estudados há anos! O que você deve fazer é buscar seu toque pessoal, contar essa mesma história porém de forma diferente. Cada pessoa tem uma história de vida diferente, com experiencias às vezes únicas. Você pode contar uma determinada história com o seu ponto de vista.
O QUE É ENREDO?
"O Enredo, também chamado de trama ou intriga, é o conjunto de fatos ligados entre si que fundamentam a ação de um texto narrativo. É o encadeamento de ações executadas pelas personagens, ordenados em uma seqüência lógica e temporal, a fim de se criar um sentido ou emoção no espectador.
Geralmente, o enredo se baseia em um conflito entre os personagens, que é responsável pelo nível de tensão da narrativa."
(jurisway.org.br)
"É o conteúdo em que a narrativa se constrói. É a trama, é a sequência dos fatos, são as situações vividas pelos personagens durante o desenrolar de uma história.
O enredo apresenta diversas características. A partir do enredo pode-se chegar ao tema, que é o motivo central de uma narrativa. O enredo apresenta situações de conflito entre os personagens, criadas para se obter dramaticidade no texto. O clímax é o momento de maior tensão dramática de um enredo, isto é, o momento em que o conflito atinge sua maior dramaticidade. O desfecho de um enredo é o momento em que os conflitos são solucionados."
(significados.com.br/enredo)
Existem dois tipos de enredo: o linear, quando os fatos acontecem de forma cronológica, e o não linear, podem ser apresentados pelo final. A Márcia Fernandes da "Toda Matéria" explicou de uma forma mais aprofundada, veja:
Tipos de enredo
O enredo pode ser linear ou não linear. O enredo linear é aquele cujos fatos seguem uma sequência cronológica. Assim, é organizado da seguinte forma:
Apresentação - É aqui que a história tem início, pois o leitor será apresentado aos personagens, assim como conhecerá o local e o espaço temporal da trama.
Complicação - Essa parte da narrativa dá lugar ao desenvolvimento do conflito em torno do qual a história irá se desenrolar.
Clímax - Este é o momento mais tenso da trama, o qual exige uma solução ou desfecho.
Desfecho - Aqui se encerra o enredo, com a solução para o fim dos conflitos que aconteceram ao longo da história.
O enredo não linear confunde essa sequência. Neste caso, o enredo pode ser apresentado pelo seu desfecho ou ser revelado aos poucos ao longo da narrativa.
Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis é um exemplo clássico desse tipo de enredo, já que a narrativa tem início com a morte do protagonista. Somente depois de revelar o fim da trama, o narrador passa a relatar a sua vida.
(este capítulo foi atualizado no dia 29/03/20)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Criar Um Livro
Non-FictionUm guia para escritores iniciantes com dicas para começar a escrever o seu próprio livro do zero. Aqui há dicas e explicações de minha autoria e também textos e trechos de terceiros creditados que li durante alguns estudos e pesquisas. Aqui eu não s...