Intertextualidade

2.3K 161 11
                                    

Inter      textualidade

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Inter      textualidade

  ⬇                      ⬇   
Entre            Texto

É a influência de um texto sobre outro que o toma como modelo ou ponto de partida, e que gera a atualização do texto citado.

Exemplo : 

   " Minha  terra tem palmeiras
   Onde canta o sabiá
   As aves que aqui gorjeiam
   Não gorjeiam comi lá"
                         (...)         

-Gonçalves Dias.

O poema acima, é um clássico da literatura brasileira, isto é, um dos mais conhecidos.
A partir dele, surgiram vários outros textos com algumas características semelhantes.

Exemplo :

I.  " Minha terra tem palmeiras
      Corinthians..."

II.   " Minha terra tem palmeiras
        Onde canta o sabiá
        Seno o cosseno B
        Seno B cosseno A

Há muitas maneiras de realizar a intertextualidade sendo que os mais comuns são:

Paródia: perversão do texto anterior que aparece geralmente, em forma de crítica irônica de caráter humorístico. Esse recurso é muito utilizado pelos programas humorísticos.

Paráfrase: recriação de um texto já existente mantendo a mesma ideia contida no texto original, entretanto, com a utilização de outras palavras. O vocábulo "paráfrase" significa a "repetição de uma sentença".

Epígrafe: recurso bastante utilizado em obras, textos científicos, desde artigos, resenhas, monografias, uma vez que consiste no acréscimo de uma frase ou parágrafo que tenha alguma relação com o que será discutido no texto.

Citação: Acréscimo de partes de outras obras numa produção textual, de forma que dialoga com ele; geralmente vem expressa entre aspas e itálico, já que se trata da enunciação de outro autor. Esse recurso é importante haja vista que sua apresentação sem relacionar a fonte utilizada é considerado "plágio".

Alusão: Faz referência aos elementos presentes em outros textos.

Então dando uma boa resumida por cima: intertextualidade é uma paródia.

Eu quis falar sobre isso aqui, pois ela me lembrou de um post que eu fiz aqui sobre inspiração e plágio, mas uma coisa é diferente da outra.

Como Criar Um LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora